O governador Carlos Brandão esteve reunido com representantes do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) e reitores das universidades maranhenses, no Palácio dos Leões, Centro Histórico, nesta terça-feira (11). Na ocasião, foi apresentada a agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além dos resultados prévios do programa Centelha 2.
“Um país para se desenvolver tem que avançar na ciência e na tecnologia. Participamos dessa importante reunião do Conselho Universitário do Maranhão e um destaque foi Semana de Ciência e Tecnologia, onde poderemos ver o que nossos alunos estão apresentando em pesquisas e trabalhos. Este evento é um avanço e a ciência e a tecnologia estão entre as prioridades em nosso governo”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Durante o encontro, foram apresentadas as estratégias, programação e logística para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2022. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e será realizada de 18 a 21 de outubro, na Praça das Mercês, Centro Histórico, próximo ao Convento das Mercês.
O resultado prévio do programa Centelha 2 foi outra pauta debatida no encontro. O programa é promovido pela Secti, integrando o Inova Maranhão – eixo Universidade. A iniciativa garante o suporte necessário para transformar pesquisas acadêmicas em negócios.
Foi aprovada a Comissão Interinstitucional, que vai se ocupar da elaboração da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Ato segue determinação do Marco Legal Estadual de Ciência e Tecnologia, recentemente aprovado pelo governador Carlos Brandão.
No encontro, ficou decidida ainda a concessão de homenagem a professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Será concedida a Ordem do Mérito Científico ‘Professora Luciane Brito’ ao vice-reitor da Uema, Walter Canales, e ao reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, pelas suas contribuições à frente da gestão da Universidade. A comenda será entregue durante a Semana de Ciência e Tecnologia.
“Foi um momento muito importante com uma pauta extremamente significativa para a ciência e tecnologia no Maranhão. Tratamos da Semana de Ciência e Tecnologia, do exitoso programa Centelha que está em sua segunda edição. Uma ação destacada de base científica, transformando pesquisas e estudos em negócios. E aprovamos uma justa homenagem ao reitor e vice-reitor da Uema, pelos relevantes serviços prestados à nossa educação superior pública estadual”, pontuou o titular da Secti, Davi Telles.
Conuni
O Conselho Universitário do Maranhão (Conuni) é fruto de projeto de lei criado pelo governo do Estado e que recebeu aprovação na Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo do órgão é integrar universidades e faculdades no esforço de universalizar o ensino. E também contribuir para a produção de ciência e tecnologia, adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Estado.
Estiveram presentes no encontro do Conselho:
Natalino Salgado – Ufma
Lucélia Ferreira – Uemasul
Davi Telles – Secti
Pedro Igor – Secti
Mayara Moraes – Secti
Luís Vinícius – Secti
Bruna Caroline – Secti
Gustavo Pereira – Uema
César Choairy – Uema
Cristina Nitz – Ceuma
André Luís – Fapema
Carlos César- Ifma
Talita – Imesc
Iran Passos – Apruema
MARANHÃO – Na noite desta terça-feira (20), o governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB), participou de novas plenárias realizadas na capital maranhense.
Nos últimos dias, Brandão havia se reunido com representantes tanto da área de segurança quanto do trade turístico para discutir ações e propostas para os próximos anos, caso reeleito no próximo dia 2 de outubro.
Hoje, o governador discutiu novos temas com apoiadores e representantes institucionais. A primeira delas foi a plenária da saúde, realizada no Master Hall, na avenida Mário Andreazza , em São Luís.
“A saúde melhorou muito nos últimos oito anos. Expandimos a rede estadual de saúde, geramos mais de 20 mil vagas de empregos e temos dado aos trabalhadores da saúde o reconhecimento que eles merecem, inclusive durante a pandemia do coronavírus”, pontuou Brandão durante o evento.
Em sua fala, destacou, também, a Rede de Saúde Descentralizada estabelecida no estado, que integra dezenas de hospitais de alta complexidade e serviços especializados inéditos em território maranhense, como a Clínica Sorrir e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia.
Já na Alessandra Beleza Buffet, na Avenida dos Holandeses, ocorreu a plenária da educação, que além do governador, contou com a presença do ex-secretário de educação e atual candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT).
Brandão aproveitou o espaço – que reuniu centenas de apoiadores – para detalhar os avanços na educação, reconhecendo a missão árdua que ele e o ex-governador e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB), tiveram pelo estado.
“Este momento é um evento ímpar, principalmente quando pensamos nestes grandes profissionais da educação, que atuam ativamente na qualificação de milhares de alunos e chegamos a índices importantes, como a melhoria dos indicadores da educação. Um esforço que será continuado nos próximos anos e fará o Maranhão ser ainda mais forte educacionalmente”, ressaltou.
Brandão encerrou a noite na plenária com programas sociais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), no Rio Poty Hotel, também na Avenida dos Holandeses.
“O nosso Corpo de Bombeiros tem um dos maiores índices de credibilidade social. São reconhecidos por sua responsabilidade social e, também, pela atuação de programas sociais necessários, como o Bombeiro Mirim, Terceira Idade e Golfinho. Projetos que resguardam direitos fundamentais e garantem direitos ao povo maranhense”, concluiu.
Mais
Nesta quarta-feira (21), o governador inicia nova rota da caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão”, passando pelos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, São João do Paraíso e Imperatriz.