as inúmeras melhorias concretizadas no sistema prisional maranhense desde 2015, o governador Carlos Brandão participou da (Gespen). A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (27), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e contou com a participação de autoridades e gestores do sistema.

O Prêmio Gespen foi criado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) para incentivar a gestão de qualidade. No evento, as unidades prisionais do Maranhão concorreram à premiação nas categorias de baixa, média e alta complexidade, além da categoria especial.

Brandão lembrou que o sistema prisional do Maranhão se tornou referência nacional no que refere ao aprendizado, por oportunizar o ensino, e também, na ressocialização. “São oferecidas diversas oportunidades de educação e capacitação, o que contribui para reduzir a pena dos internos, conforme a legislação prega”, reiterou.

No evento, Brandão entregou novas fábricas de produção de blocos de concreto, que servirão para melhorias na pavimentação de vias em todo estado; além de novas viaturas, caminhões e betoneiras, que vão aprimorar serviços desenvolvidos no sistema. O governador também assinou termo de doação, para 10 municípios, de blocos de concreto para pavimentação de ruas e avenidas.

O titular da SEAP, Murilo Andrade, destacou o simbolismo da premiação. “Com certeza, quando você situa indicadores e metas e premia as melhores unidades, gera uma competitividade sadia, da busca de avanços e com isso, há também uma melhora nos serviços prestados”, avaliou o gestor do sistema penitenciário maranhense.

Desde o governo Flávio Dino, iniciado em 2015, o sistema prisional do Maranhão tem tido reconhecimento nacional pela qualidade dos programas aplicados, especialmente quanto à ressocialização e educação dos internos, deixando para trás um passado de violências e rebeliões.