MARANHÃO – Mais conforto, mobilidade e segurança ao transporte aquaviário e à população maranhense. Estas foram algumas das garantias que marcaram a assinatura das ordens de serviço sobre o início das obras nos terminais do Cujupe, em Alcântara, e da Ponta da Espera, em São Luís, assinadas pelo governador Carlos Brandão, na manhã desta segunda-feira (17).

Realizado pelo governo do Estado, o trabalho reforça as iniciativas da gestão para qualificar ainda mais este serviço de transporte ferryboat aos maranhenses. Para Brandão, as obras terão um grande impacto em todo o Maranhão – principalmente na região da Baixada Maranhense.

“Com essa obra, estaremos atendendo bem ao povo da Baixada [Maranhense] e todos que utilizam o serviço. E outras melhorias já estão em planejamento. Estamos avançando. Temos ferryboats suficientes, mas vamos ampliar e teremos mais embarcações para que possamos ter reservas e melhorar cada vez mais o serviço. Um outro avanço é a possibilidade da venda da passagens on-line, que trouxe mais comodidade ao usuário e, ao chegar no terminal, ele só precisa embarcar com a sua passagem já garantida”, garantiu o governador.

Com investimento de R$ 68 milhões (via Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap) na duplicação das rampas norte e sul e recuperação dos taludes no terminal do Cujupe e duplicação das passarelas e rampas no terminal da Ponta da Espera, as obras, previstas para encerrarem um ano, irão ampliar o transporte e a geração de trabalho no Maranhão.

“Uma melhoria que vai levar impactos reais para a vida de cerca de dois milhões de pessoas que anualmente utilizam estes terminais, além da geração de empregos diretos e indiretos, ultrapassando a margem dos 500. E os trabalhadores que estarão nesta obra serão do Cujupe em Alcântara, gerando assim os empregos para a região. Portanto, é uma obra extremamente importante para o Maranhão e, especialmente, para a Baixada”, reforçou o governador.

Acompanhando o governador na assinatura, estiveram prefeitos (as) de municípios como: Governador Nunes Freire (Josimar da Serraria); Peri-Mirim (Eliézer do Povo); Turiaçu (Edézio Cavalcante); Bacuri (Washington Luís); Centro Novo do Maranhão (Júnior Garimpeiro); Alcântara (Nivaldo); Porto Rico do Maranhão (Aldo); Cedral do Maranhão (Fernando Cuba); Maracaçumé (Tio Gal); Bequimão (João Martins); além dos vice-prefeitos de Olinda Nova (Robson da Pampa) e Porto Rico do Maranhão (Zequinha).

Também participaram da solenidade diversos secretários de Estado e deputados estaduais.