As cidades de Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Pedreiras e Lima Campos receberam obras importantes do Governo do Estado neste sábado (9). Com a presença do governador Carlos Brandão e de parte do secretariado estadual, foram inauguradas escolas em Igarapé Grande e Bernardo do Mearim, além da entrega de pontes e motores para pesca artesanal nas cidades de Pedreiras e Lima Campos.
Os igarapé-grandenses foram contemplados com a reforma completa do Centro de Ensino Chagas Costa. A unidade escolar recebeu revisão de toda a infraestrutura e climatização das salas de aula. A revitalização foi possível a partir do trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Tivemos um investimento de R$ 700 mil para a escola ser completamente reformada e climatizada, para que todos os ambientes estejam favoráveis para um bom trabalho. Aproveitamos e anunciamos a reforma do Farol, que é uma biblioteca, e a construção de uma quadra poliesportiva para a escola”, informou o governador.
Brandão lembrou que ao longo da semana foram inauguradas quatro escolas completamente reformadas em São Luís e que até o domingo (10) será um total de nove prédios escolares entregues, o que impacta diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
“A educação no nosso governo é uma prioridade e quero agradecer a parceria do prefeito Erlanio Xavier que deu todas as condições necessárias para que pudéssemos realizar a reforma do Centro de Ensino Chagas Costa”, frisou.
Presente no momento da entrega, o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, agradeceu o empenho da gestão estadual na obra realizada no município e o compromisso assumido pelo governador com as obras para a quadra poliesportiva e reforma da biblioteca.
“Eu preciso agradecer ao governador Carlos Brandão que é muito sensível a educação em nosso estado, ao secretário de Educação e vice-governador Felipe Camarão e ao secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira. Agradeço pela entrega dessa grande reforma, que vai proporcionar mais qualidade de ensino para os nossos alunos e melhores condições de trabalho para os nossos professores”, afirmou.
O secretário de Estado da Educação e vice-governador Felipe Camarão destacou a agenda de entregas realizada pelo governador Carlos Brandão.
“Esta é a semana da educação. O governador Carlos Brandão lançou editais dos Iemas voltados para a formação profissional de mil mulheres em todo o Maranhão, inaugurou quatro escolas que foram reformadas na capital e neste fim de semana são mais cinco escolas”, observou Felipe Camarão.
As reformas realizadas ao longo da semana são fruto da parceria entre a Seduc e a Sinfra. O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, destacou o compromisso da gestão estadual com a pauta da educação.
“Eu posso dizer que esse momento vai ficar marcado na história do Maranhão com o empenho do governador Carlos Brandão e do secretário e vice-governador Felipe Camarão. O combate ao analfabetismo no Maranhão será visível aos olhos de todo mundo”, afirmou Aparício Bandeira.
Educação e segurança alimentar
No município de Bernardo do Mearim, a comitiva da gestão estadual entregou a reforma do Centro de Ensino Eleutério Rocha. Na ocasião, o governador Carlos Brandão anunciou a construção de uma quadra poliesportiva para a unidade escolar e a implantação de um Restaurante Popular na cidade.
“O nosso governo vai avançando e não tenho dúvida que nesse caminho vamos melhorar a educação do nosso estado e levar ainda mais benefícios para toda a população”, ressaltou Brandão.
O prefeito de Bernardo do Mearim, Júnior Xavier, agradeceu a parceria do Estado com o município. “Hoje é um momento de muita alegria aqui em Bernardo do Mearim. Só temos a agradecer ao governador por ser presente e municipalista pensando no bem-estar social de toda a população. O governador está de parabéns”, comentou.
A gestora geral do Centro de Ensino Eleutério Rocha, Lucileia Melo, explicou que as obras contemplaram tanto a infraestrutura da unidade quanto o mobiliário. “Antes a nossa escola estava deteriorada depois de bastante tempo sem reforma. Tanto os pais quantos os alunos agradecem demais por essa obra. Outra demanda importante que foi atendida foi o mobiliário, que estávamos sem carteiras e agora foi atendido”, contou.
As mudanças positivas com a nova estrutura da escola foram atestadas por Maria Clara da Silva Sousa. “Eu cursei o meu Ensino Médio aqui e quando iniciei o primeiro ano existiam várias dificuldades e uma delas era o calor. Era muito desconfortável, especialmente durante a tarde. Eu pude acompanhar a mudança da climatização e várias outras que ocorreram aqui e ver o quanto foi bom para mim e meus colegas”, declarou.
Investimentos em mobilidade e produção
Durante o período da tarde, a comitiva do governo seguiu para as cidades de Pedreiras e Lima Campos para inaugurar pontes que foram completamente revitalizadas, garantindo o direito de ir e vir da população e contribuindo para a economia da região.
Em Pedreiras foi inaugurada a ponte no povoado Marimbondo, que liga Pedreiras a Joselândia. Já em Lima Campos, foi inaugurada uma ponte sobre o Rio Quebra Anzol, no Povoado Supapinho. Tanto em Pedreiras quanto em Lima Campos, foram entregues motores para pesca artesanal a pescadores da região.