Nesta quinta-feira (8), o governador Carlos Brandão liderou uma comitiva do governo estadual em uma visita às instalações da futura Policlínica de São José de Ribamar. Esta ação é parte da estratégia de expansão da rede de policlínicas no Maranhão, visando descentralizar o atendimento e garantir maior acesso aos serviços de saúde na rede estadual.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão também acompanhou o levantamento dos equipamentos que serão adquiridos com os recursos arrecadados pelo Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), com o projeto piloto dos camarotes no Carnaval do Maranhão, em parceria com a iniciativa privada.

De acordo com o Termo de Permissão de Uso (TPU) para cessão das duas áreas no Circuito Litorânea deste ano, o lucro líquido obtido pelas empresas com os camarotes (venda de acessos, consumação, entre outras receitas) durante o carnaval, 25% será destinado à compra de equipamentos para a Policlínica de São José de Ribamar.

Localizada no bairro Tijupá Queimado, no Km 7 do município de São José de Ribamar, a 18ª policlínica do Governo do Maranhão terá um horário de funcionamento amplo, operando em dois turnos de segunda a sexta-feira, além do turno matutino aos sábados.

Durante a visita à unidade, o governador Carlos Brandão enfatizou a importância da nova policlínica e da medicina preventiva, do foco na saúde integral e na redução dos custos de saúde, além da redução da sobrecarga dos serviços de saúde na Grande Ilha, aliviando a pressão sobre as demais unidades.

“Hoje, estamos fazendo a vistoria desta policlínica que vai atender a uma quantidade enorme de pessoas. Teremos várias especialidades para salvar vidas a partir da medicina preventiva. Ainda estamos aguardando a aquisição e montagem de alguns equipamentos e acreditamos que, até abril, a gente estará inaugurando para atender a São José de Ribamar e a Grande Ilha”, comunicou Brandão.

Com uma área construída de 1.300 m², a unidade oferecerá uma diversidade de especialidades médicas, incluindo endocrinologia, cardiologia com exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia, nefrologia, psiquiatria, além de exames de laboratório, tomografia e ultrassonografia.

“A Policlínica de Ribamar vai se conectar às mais de 2.400 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que temos no Maranhão. A missão dada pelo governador Carlos Brandão, é a de alinhar a atenção primária à saúde preventiva, portanto, teremos oito especialidades, exames de alta e média complexidade para toda a população. Desta forma, a gente amplia o atendimento de especialidades na Grande Ilha, contribuindo para a nossa assistência em saúde, em especial, em São José de Ribamar”, destacou o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes.

Já o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, falou sobre a importância da destinação dos recursos que serão captados pelo projeto piloto dos camarotes no Carnaval do Maranhão com o setor privado. “Estamos aqui hoje muito felizes, vendo de perto quais equipamentos que ainda estão faltando e que iremos adquirir com a parceria. Esse projeto permite que a festa popular ofereça mais opções de diversão aos foliões e também beneficie as pessoas que irão usufruir dos serviços de saúde que serão disponibilizados aqui na Policlínica de São José de Ribamar”, afirmou.

Os pacientes serão atendidos por uma equipe multidisciplinar, recebendo suporte tanto no diagnóstico quanto no tratamento. A policlínica beneficiará diversos bairros da região, como Maiobão, Vila Sarney Filho, Vila Kiola Costa, entre outros. Com previsão de realizar mais de 6.400 atendimentos mensais após sua inauguração, a nova policlínica da SES contribuirá significativamente para a melhoria do acesso aos serviços de saúde na região.

Atualmente, das 17 unidades existentes, oito estão localizadas em São Luís, sendo as da Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança (Cohab) e Coroadinho. As demais estão distribuídas em diferentes regiões do estado, sendo as das cidades de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Matões do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Codó, São Bento e Caxias.