Mais uma unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está pronta para atender os estudantes maranhenses, desta vez no município de Paço do Lumiar. A primeira etapa da obra foi entregue neste sábado (18) pelo governador Carlos Brandão com a presença da diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz.

“Essa é uma escola de tempo integral com cerca de 160 alunos, com três refeições, cinco laboratórios para aulas práticas e assim teremos um ensino de qualidade para garantir o futuro desses jovens. Eu fico feliz pois com essa grande reforma e todos esses equipamentos vamos dar oportunidade a esses estudantes”, afirmou o governador.

A unidade do Iema conta com uma grande estrutura que inclui salas de aula climatizadas, biblioteca, auditórios, coordenação pedagógica, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia, Robótica e Matemática, além de outras dependências. A partir de audiência pública com a comunidade, foram definidos os cursos de Administração, Informática, Serviços Públicos e Suporte em Informática para serem ofertados.

Para a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, os investimentos na educação representam desenvolvimento não apenas para a comunidade, mas para o estado como um todo.

“O Iema é um equipamento educacional que tem mudado a história da juventude no Maranhão e hoje o município de Paço do Lumiar recebe essa unidade totalmente reformada para a oferta de quatro cursos técnicos. O Iema é uma fábrica de sonhos e o governador Carlos Brandão acredita que a educação é a ferramenta para transformar a vida do nosso povo”, ressaltou.

O gestor administrativo da unidade plena do Iema em Paço do Lumiar, Ivelton Dias, destacou a recuperação da estrutura, que contou com um investimento de R$ 1,1 milhão transformando o antigo prédio do Caic do Maiobão em um novo espaço para educação e profissionalização dos jovens maranhenses.

“Essa estrutura, quando chegamos aqui em fevereiro, estava caindo aos pedaços, bem degradada, e conseguimos em menos de dois meses transformar tudo aquilo que parecia abandonado nesse Iema que estamos entregando hoje para a sociedade. É uma estrutura bem moderna e que representa um ganho muito grande para a comunidade”, observou.

Para a estudante Marina Diniz, aluna do 1° ano do Ensino Médio, a visita ao prédio, moderno e equipado, trouxe motivação para os estudos.

“As salas de informática, os laboratórios, todas as salas estão bem pintadas e muito lindas. No futuro vamos colher os frutos do que estamos aprendendo agora, ainda mais com ótimos cursos profissionalizantes que estão sendo oferecidos para que tenhamos mais oportunidades de trabalho”, disse.

O estudante Pedro Henrique Santos, também do 1º ano Ensino Médio, ressaltou como a nova estrutura possibilita um ambiente propício para os estudos.

“Uma escola boa gera alunos bons. Antigamente a escola estava cheia de buracos, de pichações, e agora está muito bonita, com uma boa estrutura, nossa escola está ótima para estudarmos”, afirmou.

A segunda etapa de obras da unidade plena do Iema em Paço do Lumiar compreende a construção de uma quadra coberta para a prática de atividades físicas e de lazer.