O governador Carlos Brandão segue em continuidade à uma série de ações e entregas de obras em comemoração ao mês de aniversário de 411 anos de São Luís. Nesta quinta-feira (7), Dia da Independência, em fortalecimento à educação e ao ensino-aprendizagem ludovicense, foram entregues escolas nos bairros Cohab Anil III e Cidade Operária.

No Cohab Anil III, o Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo recebeu obras de reforma, revitalização e construção de quadra coberta para beneficiar cerca de 700 alunos com aulas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na Cidade Operária, após as obras de reforma, o Centro de Ensino São José Operário (Cesjo) está pronto para continuar desempenhando um papel essencial na promoção da educação, da inclusão social, reabilitação e fortalecimento comunitário.

O governador Carlos Brandão ressaltou que o Governo do Estado valoriza a educação como forma de promover a liberdade individual e coletiva do povo maranhense, por isso a escolha do Dia da Independência do Brasil para a entrega das escolas.

“Em comemoração ao Aniversário de São Luís, nós iniciamos uma maratona de entregas de obras para presentear a nossa capital. Só no mês de setembro, serão 120 obras, um investimento de R$ 160 milhões. Hoje, dia 7, nós resolvemos inaugurar duas escolas, uma na Cohab, outra na Cidade Operária, exatamente porque é Dia da Independência também dos alunos, a educação traz essa independência e garante o futuro desses jovens”, afirmou o governador.

O secretário-adjunto de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, enfatizou que a inauguração dos dois equipamentos educacionais reflete o compromisso do estado com o futuro da educação ludovicense e maranhense.

“Hoje é véspera do Aniversário de São Luís, então, inaugurar duas escolas neste momento é algo muito importante, porque nós estamos trabalhando o presente, o futuro e conservando as nossas tradições, afinal, é na escola que temos a transmissão de saberes. As inaugurações do Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo e do Centro de Ensino São José Operário são importantíssimas para o futuro do Maranhão, isso mostra o compromisso do Governo com a educação, com São Luís e com o Maranhão”, pontuou o secretário-adjunto.

No Cohab Anil III, a gestora do Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo, Reilma Célia, comentou que a mega reforma realizada conseguiu assegurar um espaço digno para o ensino-aprendizagem, atendendo às necessidades dos alunos, professores e de toda a comunidade.

“Foi uma mega reforma que aconteceu e vai beneficiar toda a comunidade da Cohab. Um espaço que agora pode trazer mais conhecimento a todos os meninos, mais aprendizagem, que eles possam ter uma escola, de fato, digna, que vai atender aos anseios da comunidade, dos pais, professores e dos alunos. A gente fica muito feliz! É um dia histórico”, afirmou a educadora.

Aluno do C. E. Dr. Geraldo Melo, Marcos Martins, comemorou a reforma estadual por ter melhorado a escola nos aspectos de infraestrutura e, consequentemente, para o conforto na aprendizagem.

“Eu cheguei aqui em 2020, a escola era totalmente diferente. Hoje, a escola foi transformada, melhorou muito com ar-condicionado nas salas, os alunos estão totalmente confortáveis, o ensino tá ótimo, a gente agora tem uma biblioteca para nos dedicarmos à leitura, e também a quadra que a gente não tinha”, disse o estudante.

Líder do Grêmio Estudantil do colégio, Lizandra Melo destacou que a revitalização do equipamento educacional traz mais incentivo aos alunos e será capaz, inclusive, de contribuir no combate à evasão escolar.

“Era uma escola simplesmente acabada, não dava gosto de os alunos virem estudar. Nós não tínhamos muitos livros, nem muitos aparelhos que poderiam contribuir com a nossa educação. Hoje, está reformada e beneficiou muito os alunos que acabavam faltando pelas condições da escola. Agora, está magnífica e dá gosto, realmente, de estudar”, enfatizou a aluna.

Cesjo
O Centro de Ensino São José Operário (Cesjo), localizado na Cidade Operária, passou por uma grande reforma para atender alunos, professores e a comunidade local. Além da educação, o Cesjo oferece serviços para pessoas com deficiência e idosos no Centro Dia Adulto e Infantil e no Centro Calabriano. Esses serviços impactam positivamente na vida das pessoas devido à acolhida e à qualidade do atendimento.

O Centro também oferece o Serviço de Proteção Social Especial nos Centros Dia para promover a autonomia das pessoas com deficiência e apoiar os cuidadores familiares. Além disso, realiza a manutenção de cadeiras de rodas no Centro Calabriano e promove atividades para idosos.

Em parceria com as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (SES), o Cesjo oferece rodas de vivência para jovens do ensino médio, visando fortalecer vínculos comunitários, melhorar a aprendizagem e facilitar projetos de vida.

Para Jorge Santos, que é professor e gestor do Centro de Ensino São José Operário (Cesjo), se alegrou ao ver que a escola recebeu uma grande adequação para recepcionar os jovens. Na ocasião, o educador pontua que o novo espaço lhe trouxe um novo incentivo a continuar transmitindo o saber.

“O Centro de Ensino São José Operário já tem 37 anos, ele foi fundado nos anos 80 e, de lá pra cá, foram feitas algumas revitalizações ligadas à pintura e troca de acessórios. Mas em um nível desta que estamos recebendo do Governo do Estado, é a primeira vez. O entusiasmo e a gratificação aqui são imensas por todos nós da comunidade escolar, alunos, professores, funcionários. Na minha vida profissional, esse momento é praticamente único e de incentivo para que eu continue trabalhando no que eu faço com muito prazer”, agradeceu o educador.

Estudante do 3º ano no Cesjo, Lorran Assunção, comemorou a nova infraestrutura escolar e assegurou que, a partir de agora, os alunos terão resultados ainda melhores ao prestarem as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama).

“Estamos bem felizes com a revitalização que o nosso prédio ganhou. Se antes nós entregávamos bons resultados na prova Seama, agora tenho certeza que as próximas serão ainda melhores. Os estudantes estão em salas climatizadas, com melhores estruturas, podendo ter mais atenção às aulas. A gente só tem a agradecer”, comemorou Lorran.