Para dar mais dignidade e assistência aos guardadores de carro, o Governo do Maranhão lançou, nesta sexta-feira (10), no Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís, o programa Guardador Cidadão. A solenidade reuniu guardadores que trabalham no entorno da Praça Dom Pedro II, que receberam kits com itens para uso durante o trabalho.

O programa Guardador Cidadão foi idealizado pela primeira-dama do estado, Larissa Brandão, que é madrinha de vários projetos culturais e sociais, e ao lado do governador Carlos Brandão, vem priorizando os processos de inclusão, assegurando direitos, garantindo cidadania e trabalho com dignidade, integrando-os à rotina das comunidades onde estão inseridos.

“Os guardadores de carro são trabalhadores que merecem uma atenção especial e devem ter sua função valorizada. Nós sabemos que muitos desses profissionais vivem apenas da renda que ganham guardando carros. Esse projeto será coordenado voluntariamente por mim e conta com o apoio de diversas secretarias estaduais, e eu garanto que vamos fazer com que ele inclua várias ações que propiciem não apenas a renda, mas que também cuidem desses profissionais como pessoas”, informou Larissa Brandão.

O programa Guardador Cidadão tem como público-alvo os profissionais que trabalham diariamente no entorno do Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Igreja da Sé e até a Praça Benedito Leite. Nesta primeira etapa foram cadastrados 50 guardadores.

O governador Carlos Brandão afirmou que o programa é um reconhecimento ao trabalho dos guardadores. “Há guardadores que atuam nessa atividade há 40 anos. Este é um programa importante de cidadania para que a gente possa a cada dia trazer melhorias e regulamentar essa profissão, para garantir o futuro desses guardadores”, assinalou.

Durante o lançamento do programa, cada guardador de carro recebeu um kit contendo colete com a identidade visual do programa, camisa com proteção UV, boné, capa de chuva, pochete, protetor solar, garrafa térmica e crachá.

Para os guardadores o programa é de fundamental importância. Francisco Ribamar Moreira, presidente Sindicato dos Guardadores, Lavadores e Manobristas de Carros de São Luís, informou que atualmente há cerca de 1.500 profissionais cadastrados no sindicato. No entanto, apenas 426 são regulamentados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

“A nossa luta é para regulamentar todos os guardadores de carro que temos cadastrados. Hoje, com o lançamento desse programa a gente se sente mais apoiado e mais valorizado. Acredito que agora vamos conseguir apoiar e regulamentar todos os guardadores”, comentou Francisco Ribamar Moreira.

Ita Pereira é guardador de carro desde os 17 anos. Atualmente, ele tem 47 anos. Com a renda que ganha diariamente, no centro de São Luís, ele conseguiu comprar casa própria e bancar o estudo da filha, que atualmente cursa Fisioterapia. “Nosso trabalho é muito difícil, mas a gente faz com muita responsabilidade, pois é guardando carro que a gente sustenta nossa família. Então, eu fico muito feliz com esse momento, pois a gente nota a preocupação do governo com a gente”, comentou.

Guardador de carros há 34 anos, Nilson Chagas ressaltou que o programa Guardador Cidadão é a primeira iniciativa do poder público de valorização da categoria. “A gente sempre costuma ser mal visto pelas pessoas, mas agora estamos sendo reconhecidos pelo poder público e isso dá mais segurança para a gente”, disse.

O programa Guardador Cidadão será desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias de Estado de Governo (Segov); Desenvolvimento Social (Sedes); Saúde (SES); Cultura (Secma); Turismo (Setur-MA); do Trabalho e Economia Solidária (Setres); Comunicação Social (Secom); pela Escola de Governo do Maranhão (Egma); e pelo Cerimonial do Governo.