Em reunião realizada no Palácio dos Leões nesta quarta-feira (8), o governador Carlos Brandão e o Presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheira, reiteraram as parcerias que serão estabelecidas entre o Governo do Estado e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) na sexta-feira (10). O anúncio contará com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Nos próximos dias vamos anunciar grandes investimentos, que trarão muitos benefícios para o Maranhão, para gerar mais empregos e renda, melhorando a vida das pessoas. O governo está de portas abertas para empresas que querem investir no estado”, declarou Brandão.
O Presidente da Alcoa, Otavio Carvalheira, foi recebido pelo governador Carlos Brandão como uma antecipação da agenda sobre os investimentos da Alumar, uma vez que o presidente não estará em São Luís na data do evento.
“Este é um momento muito importante, pois vamos falar sobre o marco de investimentos da Alumar no Maranhão. Continuaremos crescendo, gerando empregos e fazendo valer o nosso propósito de Transformar Potencial em Progresso Verdadeiro”, afirmou Otavio Carvalheira.
A parceria será celebrada na sexta-feira no Hotel Blue Tree, no Calhau, e contará com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin. Como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin tem sido um articulador e incentivador da política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços em todo o país.
O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é formado pelas empresas transnacionais Alcoa, South 32 e Rio Tinto. Com o religamento da fábrica de redução, em abril do ano passado, a Alumar trouxe o impacto de mais de R$ 1 bilhão para a movimentação da economia no estado. O anúncio de parceria e mais investimentos representa um importante fator econômico para o Maranhão.
Também estiveram presentes durante a reunião desta quarta-feira o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Júnior Marreca; o secretário-adjunto da Seinc, Marco Moura; o assessor especial da Seinc, Expedito Rodrigues; o diretor da Alumar, Walmer Rocha; o o gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Alumar, Daniel Florenzano; o supervisor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Alumar, Flávio Lima; além do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.