O governador do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou nesta quinta-feira (7) o segundo dia de programação da 66ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), no Blue Tree Towers Hotel, em São Luís.
Com parceria do Governo do Maranhão, através da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), o evento organizado pela Asbraer abordou temas como inovação tecnológica no campo, políticas de crédito, assistência técnica, sustentabilidade e ações para melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
O presidente da Agerp, Sandro Montenegro, explicou que desde a candidatura do Maranhão em março deste ano para sediar o evento até a realização da assembleia esta semana, a gestão estadual tem se empenhado em apoiar a ação. O evento mobiliza referências de todo o país para a discussão de tecnologias a serem empregadas na área da assistência técnica e extensão rural (Ater).
“O governador tem sido muito parceiro e aberto portas para a Asbraer, o que nos ajudou a promover esses debates e essa assembleia aqui no estado. Esse momento traz discussões entre as agências de Ater e incrementação de tecnologias através de projetos implementados em outros locais do país. A partir daqui podemos traçar estratégias de acordo e cooperação técnica, além de parcerias para, conjuntamente, fazer diferença na vida dos agricultores familiares do nosso país”, detalhou Sandro Montenegro.
Segundo o presidente da Asbraer, Luciano Brandão, a assembleia é um espaço de extrema importância para debater estratégias, compartilhar experiências e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Para isso, a assembleia reúne representantes de órgãos estaduais e de entidades voltadas ao desenvolvimento rural de diversas regiões do Brasil.
“Esse evento discute essa política pública importante para os agricultores familiares que é a extensão rural. A participação do governador Carlos Brandão foi essencial com a troca de experiências sobre o que está acontecendo de bom aqui no Maranhão para outras associadas, assim como outras experiências das associadas também foram compartilhadas com o Governo do Maranhão”, frisou.
Luciano Brandão também ressaltou o apoio solicitado ao governador Carlos Brandão, e que foi atendido, de ajudar na mobilização da bancada federal maranhense para a aprovação do projeto de lei do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) que permitirá a criação de uma empresa pública e mais recursos para a área, impactando positivamente a agricultura familiar.
A diretora-executiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Loroana Santana, afirmou que de quarta-feira (6), dia em que começou o evento, até esta sexta-feira (8), data de encerramento, São Luís se torna a capital brasileira de assistência técnica e extensão rural concentrando as maiores referências da área, incluindo as agências estaduais de Ater de todo o país, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Todos estão em conjunto falando sobre a valorização da assistência técnica e a importância dos profissionais que estão em campo assessorando os nossos agricultores familiares. É um momento importante e entendemos que o Maranhão é um dos estados mais rurais do Brasil e que tem um grande efetivo de agricultores familiares, que precisam cada vez mais de acompanhamento. Estamos aqui para trazer esse incentivo do presidente Lula e do ministro Paulo Teixeira a esse novo momento do país que é de valorização da agricultura familiar”, destacou.
O assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Thiago Borges, lembrou da capilaridade do evento que conecta todo o país na busca de inovação e superação de desafios na produção no campo.
“Esse evento da Asbraer faz uma conexão com o Brasil inteiro de troca de experiências e mostra as necessidades que os extensionistas encontram todos os dias no seu trabalho de campo. Isso vem fortalecer o trabalho da Ater pública que o homem do campo e toda a agricultura familiar precisa, especialmente os menos favorecidos”, observou.
A 66ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer promove debates técnicos com a participação de representações de todas as unidades federativas do país sobre assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária, obtenção de convênios junto a órgãos federais, visitas técnicas para troca de experiência, além de experiências culturais e de turismo rural de base comunitária, dentre outras ações.