Cumprindo extensa agenda de trabalho na cidade de Imperatriz, o governador Carlos Brandão esteve nesta quarta-feira (20) nas instalações da fábrica da Suzano, considerada a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Brandão visitou a unidade da empresa em Imperatriz, que tem capacidade de produção de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano.
A visita teve como principal objetivo ressaltar a importância da parceria entre o setor público e a indústria, para garantir desenvolvimento sustentável e econômico, além da geração de emprego e renda.
“A Suzano tem colaborado cada vez mais, em sua eficiência, para que o nosso potencial portuário seja ampliado, importando seus produtos para mais de 100 países. Uma empresa que hoje tem proporcionado 3 mil empregos diretos para os maranhenses e que certamente agregará esforços para expansão de sua fábrica; inclusive apostamos em sua atuação em parceria com ações e projetos que envolvam energia renovável”, afirmou Carlos Brandão, durante a visitação.
Na ocasião, Brandão conheceu em detalhes os processos de produção de celulose da Suzano, da colheita do eucalipto, até a fabricação da matéria-prima para o papel.
Mariana Lisboa, head Global de Relações Corporativas da Suzano, avaliou que o encontro foi uma oportunidade para apresentar e divulgar as ações e projetos sociais das operações maranhenses da empresa.
“A Suzano está há 10 anos no Maranhão e essa foi uma oportunidade de apresentar, de forma ampla, os resultados de sua atuação no estado e detalhar as iniciativas sociais desenvolvidas por nós. A visita reafirma o compromisso da Suzano de continuar contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Imperatriz e do estado”, frisou.
Atualmente, a fábrica da Suzano em Imperatriz possui, ainda, uma capacidade de produção de 60 mil toneladas de papéis sanitários, que abastece a população do Norte e Nordeste do país. Sua base florestal abrange os estados do Maranhão, Pará e Tocantins e é composta por aproximadamente 589 mil hectares, intercalados com uma área de 312 mil hectares destinados à conservação da biodiversidade.
De acordo com a Suzano, as iniciativas sociais da companhia beneficiam mais de 123 mil pessoas nas regiões do entorno de suas áreas de operação nos três estados.
Acompanharam o governador na visita o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Vagtônio Brandão, o deputado Federal Josivaldo JP (PSD), e o deputado Estadual Eric Costa (PSD).
Novas obras em Imperatriz e homenagem da Fecomércio
Antes da visita à fábrica da Suzano, o governador Carlos Brandão anunciou novas obras estaduais em Imperatriz, como a assinatura de ordem de serviço de pavimentação e realizou visitas técnicas em obras de recapeamento asfáltico.
Na sequência, Brandão participou de encontro com empresários da região e recebeu da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) comenda da Ordem do Mérito Comercial do Maranhão. A honraria é um reconhecimento pela sua contribuição para o desenvolvimento do segmento e melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.
Carlos Brandão encerrou a agenda no município prestigiando a abertura da 21ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, maior feira multissetorial do Maranhão, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).