O governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou a importância de espaços como o Consórcio Nordeste para a discussão de pautas que sejam comuns aos estados nordestinos. “Nossas dificuldades são comuns e as nossas demandas também, por isso temos uma expectativa muito positiva sempre que temos uma reunião do Consórcio Nordeste”, declarou Brandão, na manhã desta sexta-feira (28), ao chegar no Centro de Convenções de João Pessoa.

“Eu não tenho dúvida que a gente está vivendo um momento de muita democracia e, acima de tudo, de muito diálogo, portanto, acredito que a gente vai avançar nessa pauta da reforma tributária, principalmente por conta da liderança que a gente tem com o presidente Lula “, destacou o governador.

“Soluções na área de energias renováveis, como energia solar e energia eólica, mostram uma aptidão muito grande do Nordeste e por onde temos que avançar”, disse o governador, acrescentando que “hoje vamos discutir também a questão da criação de um fundo, com recursos do BNDES, para que a gente possa atender de forma específica o Nordeste, como temas a exemplo da segurança alimentar, que é comum a todos nós”.

Entre as pautas abordadas durante o encontro ao longo desta sexta-feira, o segundo sob a presidência do governador João Azevêdo, estão a organização das audiências do Plano Plurianual (PPA) do governo federal; discussão do Projeto de Lei 365/2022, que trata sobre energias renováveis; criação do Fundo Nordeste de Investimentos; e a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas. Também ocorreu nesta sexta um debate com membros do Congresso Nacional e gestores estaduais sobre a reforma tributária.

Integram ainda a comitiva do governo do Maranhão o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro; e a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Ferreira.