Nesta segunda-feira (17), foi empossado o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA). O governador Carlos Brandão participou da sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça que deu posse a Danilo José de Castro Ferreira, que ocupará o cargo no biênio 2024/2026.
A solenidade aconteceu no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, membros e servidores do Ministério Público nacional e do Maranhão, além de convidados e familiares do empossado.
O governador Carlos Brandão parabenizou a atuação do antecessor, Eduardo Jorge Nicolau, e ressaltou que o Governo do Maranhão manterá a mesma relação de parceria com o MPMA sob o comando de Danilo José de Castro Ferreira.
“O procurador Eduardo Nicolau foi um grande parceiro do nosso governo e tenho certeza que não será diferente com o procurador Danilo Ferreira. Por isso, estamos aqui, hoje, para fortalecer a relação do Governo do Maranhão com o Ministério Público e garantir que os poderes, de forma harmoniosa e independente, possam caminhar juntos em prol da população”, assinalou o governador Carlos Brandão.
O novo procurador-geral de Justiça do MPMA ressaltou a sua meta. “Estamos assumindo com muita expectativa, cientes da nossa responsabilidade e com o objetivo de aproximar cada vez mais o Ministério Público da população mais vulnerável, as pessoas hipossuficientes, as mulheres vítimas de violência, as crianças, os idosos e os familiares das vítimas, todos, sintam no Ministério Público o órgão que vai acolhê-las e viabilizar os seus direitos”, disse Danilo José de Castro Ferreira.
Eduardo Jorge Nicolau fez um balanço dos seus dois biênios como procurador-geral de Justiça do MPMA. “O meu maior legado foi colocar o atendimento de base para a população. Nos quatro anos que ocupei o cargo de procurador-geral, coloquei o Ministério Público na rua para atender a todos e todas. Sou muito grato aos nossos procuradores e promotores e a toda a equipe do Ministério Público, que sempre foi muito eficiente. E agradeço ao governador Carlos Brandão que foi um grande parceiro e nos deu condições de ampliar nosso trabalho”, afirmou Eduardo Jorge Nicolau.
Na programação de posse, foi realizada a entrega da Medalha Celso Magalhães, maior comenda do MPMA, ao governador Carlos Brandão e ao presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, que é procurador-geral do MP de Minas Gerais.
Danilo de Castro, que tem 32 anos de atuação no órgão, vai comandar o MPMA no biênio 2024-2026. Primeiro da lista tríplice, com 189 votos, na eleição realizada no dia 20 de maio deste ano, o novo procurador-geral de Justiça foi nomeado pelo governador Carlos Brandão no dia seguinte.