O governador Carlos Brandão marcou presença na Festa do Divino em Alcântara, evento que une tradição, religião e cultura. Neste domingo (21), acompanhado pelos secretários de Estado da Cultura, Yuri Arruda; e Turismo, Socorro Araújo, o governador participou da Santa Missa e do Cortejo, enfatizando a importância de fortalecer e apoiar a festividade.

“A Festa do Divino de Alcântara é uma tradição, então, é importante estarmos presentes para fortalecer não só com a presença, mas com todo o apoio, para que ela se mantenha firme na lembrança às tradições e no atendimento aos turistas que vêm para conhecer. Aqui, eu aproveitei para participar da missa e do Cortejo, e para conversar com o povo sobre melhorias para Alcântara”, destacou o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, ressaltou a alegria de participar da festa e enfatizou o compromisso em promover a cultura no Maranhão. “É um dia de muita alegria, estamos em Alcântara participando da grande, linda e tradicional Festa do Divino Espírito Santo, junto ao nosso governador Carlos Brandão, praticando as nossas benfeitorias em fomento à cultura na cidade. Levar cultura para todos os cantos do nosso Maranhão faz parte do nosso esforço como Secretaria de Estado da Cultura”, afirmou.

Já a secretária de Estado de Turismo (Setur), Socorro Araújo, destacou a importância econômica da festividade. “A Festa do Divino é centenária e atrai muitas pessoas que vêm tanto para a festa, para cultuar a fé; quanto para conhecer Alcântara neste período festivo. O que é importante em tudo isso é a geração de renda e o desenvolvimento econômico a partir do volume de turistas. Esse é o incentivo do nosso governador Carlos Brandão, o estímulo à geração de renda e a sustentabilidade nas cidades. A gente fica muito feliz em ver uma cidade cheia e receptiva nesta linda festa cultural que é o Divino”, ressaltou.

O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, expressou sua satisfação com a presença do governador. “É importantíssimo que o Governo do Estado esteja presente. O Festejo do Divino tem reconhecimento mundial, é o maior e melhor festejo do Maranhão é o de Alcântara. O governador nos honrou com a presença física e financeira numa festa tão bonita quanto esta”, afirmou.

O coordenador-geral do festejo, Antônio Tavares, agradeceu o empenho do governador Carlos Brandão em fortalecer a festa. “Durante a festa, vem à cidade, no mínimo, umas 10 mil pessoas. Hoje, a vinda do governador é muito boa, é excelente,  a gente espera que ele continue olhando para a Festa do Divino. Eu creio que ele vai fazer de tudo para manter a festa melhor do que já está sendo. Eu quero agradecer ao governador pelo empenho, pela dedicação”, agradeceu o coordenador-geral do festejo, Antônio Tavares.

Paula Jordâno, que é fotógrafa e veio de Belém, nunca havia visto uma festividade como a do Divino de Alcântara. Os pontos que mais lhe conquistaram na visita à cidade foram a organização, a hospitalidade e a forma respeitosa da condução da festa.

“Estou achando a festa bastante popular, há a preocupação com a coletividade, há uma partilha de coisas espirituais e até mesmo de alimentos e bebidas, estou achando bastante interessante. Já viajei para diversas partes do Brasil, mas nunca tinha visto algo exatamente como aqui, há uma união muito grande entre as pessoas que estão envolvidas na organização, no preparo das comidas e na celebração, achei muito organizado e muito respeitoso”, pontuou a turista.