Em São Luís, no Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o governador Carlos Brandão participou da sessão solene em homenagem ao mais novo membro da corte do Supremo Tribunal Federal (STF), senador Flávio Dino, nesta sexta-feira (2). A cerimônia de honra ao ex-governador do Maranhão e ex-ministro da Justiça, comandada pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale, ocorreu por meio de proposição do deputado Rodrigo Lago, subscrita pelos parlamentares Carlos Lula, Júlio Mendonça, Othelino Neto e Leando Bello.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão enfatizou a importância do ato solene para marcar a despedida de Dino da política para o ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF), assim como reconhecer e homenagear todos os esforços dedicados ao desenvolvimento do estado e à melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

“Por todo o período que convivi com Dino, sobretudo, quando fui vice-governador, tive que vir prestigiar esse momento tão importante. Hoje, pude lembrar da nossa caminhada e, acima de tudo, das perspectivas de futuro. A gente sempre analisa o passado procurando fazer os ajustes, mas são sempre mais importantes essas perspectivas para que possamos ter maiores acertos no futuro. Eu não tenho dúvidas, Flávio Dino será um grande ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse Brandão.

Em seu pronunciamento, Flávio Dino expressou gratidão em receber a homenagem promovida pelo legislativo maranhense e também enfatizou que o ingresso no STF e a despedida da política é essencial para a manutenção da harmonia entre os poderes. Na oportunidade, o ex-governador falou do quão importante é encerrar a trajetória política na Alema, casa onde pôde iniciar um longo percurso em combate às injustiças sociais.

“Considero que este momento, que é o derradeiro na minha trajetória política de 18 anos no Maranhão, não poderia ocorrer em um lugar mais representativo, uma vez que a Assembleia congrega todas as correntes políticas, aqueles que pensam como nós pensamos e os que pensam diferente. Este último capítulo da minha vida política no Maranhão se dá em uma casa da Democracia, portanto, é algo que me alegra e reforça a minha gratidão ao povo do Maranhão”, declarou o novo ministro do STF.

 

Biografia de Flávio Dino

Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís (MA), em 1968. É advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) desde 1993. Tem mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), de 2002 a 2006.

Dino foi, ainda, juiz federal por 12 anos, e exerceu os cargos de secretário‐geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da presidência do Supremo. De 2007 a 2011, foi deputado federal. Em seguida, presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), de 2011 até 2014, quando se elegeu governador do Maranhão pela primeira vez.

Flávio Dino governou o estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022. Licenciou-se do cargo de governador em abril de 2022 para concorrer pela primeira vez ao Senado. Assumiu o mandato em 2023, mas logo se licenciou para chefiar o Ministério da Justiça. No final de 2023, o senador foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após aprovação pelo Senado e nomeação na última quarta-feira (31), o ex-governador maranhense será empossado no STF no dia 22 de fevereiro, em Brasília (DF).