Até o dia 18 de novembro, a cidade de São Luís será a sede do 38º Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master 2023, evento esportivo que reunirá cerca de 1.500 participantes, entre atletas, comissão técnica, arbitragem e organizadores do campeonato. A abertura oficial do evento foi realizada neste sábado (11), no Ginásio Costa Rodrigues, no Centro da capital maranhense, e contou com a presença do governador Carlos Brandão, grande entusiasta do esporte.
“Um motivo de muita alegria estar aqui no Costa Rodrigues participando da abertura dos Jogos dos Veteranos de Basquete. Eu, como veterano do basquete, não poderia de forma nenhuma deixar de participar desta abertura”, afirmou o governador.
Após o evento, Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão prestigiaram a 8ª edição do Casamento Comunitário, evento organizado pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo, na comunidade Vila Conceição, no bairro João de Deus. Dezenas de casais oficializaram a união por meio do casamento comunitário.
“Estou aqui a convite da vereadora Fátima, que já faz isso pela nona edição. Vim aqui presenciar porque entendo que é importante essa união entre maridos e mulheres. Na realidade, muitos já estavam casados e hoje é apenas a oficialização desse casamento, depois de viverem tantos anos juntos, frisou o governador.
Brasileiro de Basquetebol Master
A 38º edição do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master em São Luís é uma realização pela Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM) e da Associação de Veteranos e Amigos do Basquete do Maranhão (Avab-MA), com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Ao todo, participam 33 associações Master do Brasil, distribuídas em 104 equipes (65 masculinas e 39 femininas), nas categorias de 30+ até 70+. Diversos ginásios locais receberão partidas da competição, entre eles, a Associação do Pessoal da Caixa (Apcef), Costa Rodrigues, Ifma-Monte Castelo, Sesc-Olho d’água e Uniceuma Renascença.
“Como veteranos e desportistas, nós tínhamos que ajudar que isso acontecesse, por meio do patrocínio da Lei de Incentivo. Estou muito feliz porque encontrei aqui vários amigos da minha geração que jogaram basquete aqui no Costa Rodrigues”, enfatizou Brandão.
Para o vice-presidente da Avab-MA e coordenador da competição, Eduardo Araújo, o Campeonato de Basquetebol Master também é importante para a divulgação turística das belezas e diversidade cultural ludovicense. Ele parabenizou o governador pelo apoio que o gestor tem dado ao torneio.
“Os atletas se sentem muito satisfeitos com a presença do nosso governador prestigiando um evento desse nacional, um mega evento, que movimenta a cidade. Estamos com 1.300 atletas de todo o país e isso logicamente incentiva o turismo, mostra a nossa cidade, faz com que as pessoas possam conhecer a nossa cultura e o nosso estado”, avalia Eduardo Araújo.
O atleta de basquetebol master, Abdala Salomão, elogiou Brandão e disse que é a primeira vez na história que um governador acompanha a abertura de um torneio de basquetebol master nacional.
“É o primeiro governador da história a prestigiar um evento desse. Evento de grandiosa relevância para o país, que vêm vários jogadores da seleção brasileira que conquistaram títulos mundiais para o Brasil. Lógico que é master, mas incentiva a nova geração, os participantes do basquetebol maranhense, técnicos e professores. Parabéns ao governo do Estado por estar apoiando essa modalidade que vem crescendo dia a dia no estado e no país”, frisou Abdala.
Casamento Comunitário
Após participar da abertura do 38º Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, Brandão e a primeira-dama prestigiaram a 8ª edição do Casamento Comunitário. O governador ressaltou a importância do casamento e do amor em família.
“Estamos participando do casamento comunitário, onde mais de 70 pessoas estão se unindo oficialmente. Entendemos que o casamento, o amor e a família são muito importantes. Parabéns e felicidade aos recém-casados”, reforçou Brandão.
A vereadora Fátima Araújo agradeceu o apoio do governo para a realização do mutirão de casamentos, que acontece por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA). De acordo com a parlamentar, em oito edições, o Casamento Comunitário já oficializou a união de mais de 1.000 casais.
“Eu me sinto muito feliz. Estamos tendo o apoio do nosso governador Carlos Brandão nessa cerimônia do casamento comunitário. Com essa edição de hoje, já são 1.100 casais que realizaram esse sonho do casamento comunitário”, destacou Fátima Araújo.
Foi por meio do Casamento Comunitário que finalmente a doméstica Fabiana Oliveira e o encanador Samuel Costa finalmente realizaram o sonho do casamento. “Estamos juntos há três anos. Queríamos muito casar e surgiu essa oportunidade. Estamos realizando um sonho. Nossos filhos estão ali também e esse dia está sendo inesquecível para mim”, relatou a noiva Fabiana Oliveira, agora, recém-casada.