O Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), divulgou nesse domingo (28), o resultado final do chamamento público para concessão de áreas comerciais temporárias a empresas nos circuitos destinados aos festejos do Carnaval do Maranhão, no período de 9 a 13 de fevereiro de 2024.

A estratégia já é executada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e tem foco na oferta de novos serviços e também na captação de recursos que deverão ser investidos pelo Governo do Maranhão para aquisição de equipamentos destinados à saúde na região metropolitana de São Luís.

Os melhores projetos apresentados pelas empresas inscritas durante o período de 22 a 26 de janeiro, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no edital nº 01/2024, irão receber a concessão de áreas da Mapa via Termo de Permissão de Uso (TPU).

As empresas que tiveram as inscrições deferidas e selecionadas após comprovação dos critérios técnicos descritos no edital, foram: AMZ Company Produções Eventos e Locações, selecionada para área a 01 (medindo 8x100m); e Garcia Produções e Eventos LTDA, selecionada para a área 02 (medindo 8x80m). Ambas as áreas cedidas serão na Avenida Litorânea.

Os espaços são destinados a camarotes, onde as duas empresas vencedoras deverão arcar com todas as despesas: infraestrutura, operacionalização, incluindo a locação de equipamentos, mobilização, montagem, instalação, ambientação, operação, desmontagem, desmobilização, fornecimento de insumos e mão de obra, entre outros, durante todo o período do evento.

Camarotes Carnaval 2024

O projeto piloto de cessão de áreas em grandes eventos surgiu devido ao aumento no número de turistas atraídos pelo Carnaval do Maranhão, reflexo do trabalho desempenhado pelo Governo do Estado do Maranhão nos últimos anos. Desde 2022, há atuação em diversas frentes para que o estado alcance lugares de destaque e traga mais investimentos de fora.

No carnaval do ano passado, o impacto econômico foi imediato, com mais de 20 mil turistas desembarcando no aeroporto de São Luís, ocupação de mais de 80% na rede hoteleira e cerca de dois milhões de foliões na capital maranhense durante o período.

Segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o Carnaval do Maranhão em 2023 movimentou mais de R$ 170 milhões na economia do estado. Só em São Luís, foram R$ 82 milhões.

Para o governador Carlos Brandão, este é um momento importante para gerar emprego e renda para a população. “Iniciativas como esta são capazes de gerar milhares de empregos temporários durante estes dias de festa, injetando valores robustos na economia da cidade. Estas vagas temporárias podem se tornar permanentes e mudar a vida das pessoas, que têm a chance de trabalhar em setores diversificados de prestação de serviços”.

Ainda sobre o projeto piloto de camarotes no carnaval, Brandão complementou: “Todos têm o direito de se divertir com ofertas de qualidade, ganhar uma renda extra ou mesmo se reposicionar no mercado de trabalho. Tenho certeza de que sairemos ainda mais exitosos desta experiência que já é uma prática em vários estados do país”.

Já o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, falou sobre as responsabilidades do governo na operacionalização do projeto.

“Nosso papel, além de realizar a cessão dos espaços públicos para a iniciativa privada, será fiscalizar a montagem dos camarotes, acesso e operação nos espaços, garantindo que os termos do edital sejam cumpridos. O Carnaval do Maranhão continuará sendo público e com atrações gratuitas. Ele é do povo. Esse é um projeto piloto, onde os camarotes serão mais uma opção para quem quer aproveitar a festa”, explicou o presidente da Mapa.

Yuri Arruda, secretário de Estado da Cultura, disse que “o Carnaval do Maranhão já é um sucesso, atraindo muitos turistas, com alta taxa de ocupação da rede hoteleira, geração de trabalho e de renda, resultado dos investimentos feitos pelo governador Carlos Brandão. Com isso, além da diversão, alegria e segurança, a festa mostra impacto direto na economia do Estado. Reflexo da estrutura adequada para acolher os milhares de foliões que escolhem prestigiar o carnaval do Maranhão”, pontuou.

Atualmente, em São Luís, a média da ocupação hoteleira já atingiu 79%. E ainda faltam 12 dias para a folia. O incremento da malha aérea pela companhia Latam no período será de 30 novos pousos em solo maranhense. Portanto, a expectativa da movimentação na economia é superar o ano passado.