Uma comitiva do governo do Estado, liderada pelo governador Carlos Brandão, esteve em Barreirinhas, neste sábado (16), vistoriando obras estruturantes, como o portal de entrada no município e o Aeroporto de Barreirinhas, que passará a oferecer voos regionais.

“Estou em agenda de trabalho aqui em Barreirinhas, visitando as obras do Governo do Estado, que está preparando toda uma estrutura para que a gente tenha um turismo forte e possamos gerar desenvolvimento, emprego e renda. Estou no aeroporto, mas já visitei a obra belíssima do Portal, que mostra ao turista uma visão do município”, pontua o governador Carlos Brandão, que liderou a comitiva.

A abertura de novos voos para o Aeroporto de Barreirinhas também foi destacada pelo secretário de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira.

“Barreirinhas vai passar a ser um grande polo turístico. Com essa chegada dos voos comerciais, trazendo mais pessoas de fora, e a parceria da empresa Esaero e do Governo do Estado, nós vamos transformar essa região em um dos maiores destinos do Norte e Nordeste”, afirma o secretário Cassiano Pereira.

Tony Mesquita, diretor da Esaero Airports, empresa ganhadora da licitação para administrar o aeroporto de Barreirinhas, elogia as ações desenvolvimentistas do Governo do Estado em relação à aviação regional.

“A gente gostaria de elogiar a visão da Seinc em compreender a necessidade e, também, a sensibilidade do Governo em relação ao desenvolvimento da aviação regional”, destaca o diretor da Esaero.

Aeroportos Regionais

O aeroporto, preparado para receber voos particulares, estará apto, também, para realizar operações comerciais a partir do dia 5 de setembro, pela Azul Linhas Aéreas, que já está comercializando os bilhetes.

A Azul expandirá sua presença na região Nordeste abrangendo as cidades de Barreirinhas, São Luís, Parnaíba e Jericoacoara.
Este é o primeiro roteiro de voos comerciais que irá explorar as potencialidades da Rota das Emoções.

Em paralelo, as tratativas do governo do Maranhão, via Seinc, junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil, foram iniciadas no fim de junho deste ano e visam celebrar convênios para a implantação de equipamentos operacionais, tais como o conjunto do balizamento noturno no Aeroporto de Barreirinhas – a fim de que opere por 24 horas, tornando-o mais competitivo tanto no turismo quanto na ampliação de demais voos regionais com outras companhias aéreas.

Além de Barreirinhas, a Seinc também está buscando a efetivação de voos regionais em outras cidades maranhenses.