MARANHÃO – Depois de uma agenda cheia – que contou com carreatas pela caravana “Para o Bem do Maranhão” e com encontros com o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, encerrou a última semana visitando a 62ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), realizada no tradicional Parque Independência, em São Luís.
Durante a visita, que aconteceu na noite desse domingo (4), Brandão visitou diversos stands do governo do Estado, representado por secretarias e órgãos estaduais. “Fechamos o domingo em visita à Expoema, que está de volta, com muitas novidades, no Parque da Independência. Um momento pós-reforma, que celebra a sua 62ª edição – esta que é a maior exposição agropecuária do nosso querido estado do Maranhão”, celebrou o governador.
Para Brandão, a Expoema, que é promovida pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), em parceria com o governo do Estado, objetiva dar visibilidade tanto ao que ocorre no Maranhão em termos de produção, quanto a proporcionar trocas de conhecimentos e de experiências entre produtores e público.
“Visitamos os stands e vimos de perto como a iniciativa fortalece o setor primário ao dar a atenção necessária à produção de conhecimento, possibilitando a troca de experiências entre os produtores e os criadores, gerando oportunidades de negócios e favorecendo a economia, que deve movimentar cerca de R$ 200 milhões. O nosso governo presente!”, afirmou.
Entre as secretarias e órgãos que representam o governo na 62ª Expoema, estão: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged); Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema); Instituto De Metrologia e Qualidade Industrial Do Maranhão (Inmeq); Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva/Procon-MA); Porto do Itaqui; Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Secretaria de Turismo (Setur); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp); Secretaria Da Agricultura Familiar (SAF); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria da Cultura do Maranhão (Secma); Secretaria De Estado Do Trabalho E Da Economia Solidária (Setres); Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran); Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP); Secretaria da Mulher (SEMU); Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SPP); Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) – esta com apoio no asfaltamento e na reestruturação do Parque Independência.
Mais da Expoema
Após dois anos de pausa, devido à pandemia do coronavírus, a Expoema retoma a sua programação de eventos do Maranhão. O evento ocorrerá entre os dias 4 e 11 de setembro – com exibição de animais, mostra de maquinários, cursos, atrações musicais, competições, concursos, entre outras atividades.
A expectativa para os oito dias de Expoema é que mais de 500 mil pessoas passem pelo parque e que a movimentação financeira chegue em torno de R$ 200 milhões, com a geração empregos diretos e indiretos.