O levantamento realizado pelo Instituto Econométrica/O Imparcial em setembro também fez a simulação de três cenários num eventual segundo turno das eleições para o governo do Maranhão.

No confronto entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 50,2% das intenções de voto contra 31,7% para o senador do PDT. Não souberam ou não responderam contabilizaram 6,4%, os que não votariam em nenhum somaram 11,7%.

Num segundo cenário com Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 54,9% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 30,6%. Não votariam em nenhum foram 8,5%, não sabem/não responderam somaram 6%.

No terceiro e último duelo simulado de segundo turno, o senador do PDT, Weverton Rocha, seria o vencedor com 37,7% das intenções, ao passo que Lahesio somaria 34,8%. Não votariam em nenhum dos dois candidatos foram 16,5%, não sabem/não responderam são 11%.

Rejeição para governador

Também foi perguntado aos eleitores em quais candidatos ao governo do Maranhão eles não votariam de jeito nenhum (índice de rejeição). Weverton Rocha encabeça a lista com 27,8% de rejeição, seguido por Lahesio Bonfim, com 26,4%.

Carlos Brandão é o terceiro mais rejeitado, com índice de 25,7%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., que é rejeitado por 16,4% dos entrevistados.

A seguir vem o candidato Simplício Araújo, rejeitado por 9,1%, Hertz Dias (8,1%), Enilton Rodrigues (4,7%), Frankie Costa (2,2%) e Prof. Joás Moraes (1,7%). Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 4%, e não sabem ou não responderam foram 14,8%.
Senado

A pesquisa Econométrica/O Imparcial também avaliou as intenções de voto para os candidatos a Senador pelo Maranhão. Estão na disputa cinco candidatos. O ex-governador Flávio Dino (PSB) permanece como o mais votado, com 55% da preferência dos eleitores entrevistados, seguido do candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), com 27% das intenções.

Completam a lista o Pastor Ivo Nogueira (DC) com 2,3%, Antônia Cariongo (PSOL) com 0,9% e Saulo Arcangeli (PSTU) com 0,3%. Nenhum deles receberia o voto de 5,4% dos eleitores, e 9% não souberam ou não responderam à pesquisa.

Votos válidos

Na pesquisa apenas com os votos válidos, Carlos Brandão teria 48,8%, Weverton Rocha 24,5%, Lahésio Bonfim 22%, Edivaldo Holanda Júnior 3,8%, Simplício Araújo 0,3%, Enilton Rodrigues 0,2%, Prof. Joás Moraes, Hertz Dias e Frankie Costa 0,1% cada. Os votos válidos não incluem votos brancos e nulos.

Nesta pesquisa, foram ouvidas 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 5 a 9 de setembro de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022.

Reprodução: O Imparcial