Com parceria entre o governo Carlos Brandão e o governo Lula, o Maranhão passa por uma nova fase de mais investimentos. Nesta terça-feira (10), o governador vai receber o vice-presidente Geraldo Alckmin no Maranhão para lançar a pedra fundamental de uma unidade da indústria de etanol Inpasa em Balsas.
O evento acontece pouco tempo depois de Brandão realizar uma visita à fábrica da Inpasa no Mato Grosso do Sul. De acordo com o governador, a unidade vai fortalecer a transição energética no estado. “Serão gerados 2.500 novos empregos durante a construção e aproximadamente 1.500 depois da fábrica pronta. Isso vai fazer o Maranhão avançar ainda mais na industrialização da nossa produção agrícola, uma vez que a fábrica produz etanol a partir do milho. Mais um passo na geração de energia limpa e sustentável”, destacou o governador.
A unidade de Balsas será a quinta instalada na região Nordeste. O Grupo Inpasa tem se destacado no cenário nacional nos segmentos de biocombustíveis, proteína para nutrição animal e óleo vegetal provenientes do processamento de diversos cereais, especialmente o milho, além da energia elétrica. A unidade terá capacidade para produzir 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.