O governador Carlos Brandão recepcionou, nesta segunda-feira (20), no Palácio dos Leões, em São Luís, a estudante da rede estadual de ensino, Ana Theresa Fonseca Carvalhal, que foi aprovada no vestibular de Medicina, da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, o governador anunciou que a estudante receberá uma bolsa de estudos, para auxiliar nas despesas no novo local de moradia.
Aos 18 anos, Ana Theresa Fonseca Carvalhal, que foi aluna do Colégio Militar 2 de Julho, escola pública da rede estadual de ensino, desde 2018, conquistou o sonho de milhares de jovens: estudar na USP, melhor universidade pública do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.
O governador Carlos Brandão parabenizou a estudante pela sua conquista e surpreendeu a jovem e sua família com a notícia de que ela receberá apoio do Governo do Maranhão para que possa se dedicar ao curso.
“Que orgulho receber a Ana Theresa, que foi aprovada no curso de Medicina da USP. Para apoiá-la, iremos conceder uma bolsa de estudos. Essa conquista serve de inspiração para os alunos da nossa rede pública estadual, demonstrando que a educação pode mudar a vida das pessoas. Por isso, vamos levar os colégios militares a todos os municípios maranhenses”, garantiu Brandão.
A maranhense foi aprovada no Enem USP, que é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, a mesma entidade responsável pela aplicação da Fuvest, vestibular que também é porta de entrada para a maior universidade pública do país. Cerca de 96,5 estudantes disputavam uma única vaga, estando o curso de Medicina entre os mais disputados.
Ana Theresa Carvalhal falou que sempre teve o sonho de cursar Medicina e que sua trajetória no Colégio Militar 2 de Julho foi fundamental para a aprovação.
“Desde criança eu sonho com a Medicina. Eu acho que a Medicina é uma forma de cuidar das pessoas. Então, eu estou muito feliz por ter sido aprovada. Agradeço muito ao Colégio Militar 2 de Julho. Os professores sempre estiveram dispostos a tirar todas as minhas dúvidas. Todo o corpo pedagógico é muito solícito e toda a estrutura da escola fez o diferencial para a minha preparação e me ajudou a realizar o meu sonho”, disse Ana Theresa Carvalhal.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, Ana Theresa colocou a corporação, o Colégio Militar 2 de Julho, e o Maranhão em outro patamar. “Essa conquista dela é também reflexo da qualidade do ensino dos colégios militares, além do talento e dedicação dela. Por isso, o entusiasmo do governador Carlos Brandão em levar os colégios para todo o estado. E quem vai ganhar com isso são as famílias maranhenses que vão ver seus filhos tendo grandes conquistas”, concluiu o comandante.