O governador Carlos Brandão anunciou, no último mês de dezembro, uma importante conquista para a saúde pública do Maranhão: o Hospital Carlos Macieira, em São Luís, tornou-se o primeiro hospital público estadual habilitado para realizar transplantes de rim e fígado. O chefe do executivo visitou a unidade hospitalar e conversou com a equipe de profissionais sobre os próximos passos do credenciamento.

“Estamos colhendo frutos de muito trabalho, de muita dedicação e, acima de tudo, de muito investimento por parte do governo do Estado. Vamos continuar investindo e avançando para salvar vidas e trazer uma melhor qualidade de vida ao povo do Maranhão”, destacou o governador.

“Com a autorização concedida ao Hospital Carlos Macieira, o governo fortalece a sua política de doação de órgãos, e também passa a fazer parte de um célebre rol de unidades hospitalares habilitadas a devolver a possibilidade de futuro aos beneficiados pelo transplante”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A nova conquista é reflexo do Plano de Aceleração de Transplantes, implementado em 2024. Graças a ele, o Maranhão saltou da última (27ª) para a 14ª posição no ranking nacional de transplantes, registrando recordes de transplantes de córneas e de múltiplos órgãos.

Além disso, a Secretaria de Saúde inaugurou a primeira Organização de Procura de Órgãos no Hospital Carlos Macieira, e a primeira UTI dedicada exclusivamente a transplantes. São esforços que permitiram, ao longo de 2024, que 500 maranhenses fossem retirados da fila de espera pelos procedimentos.

“Já tivemos as certificações ONA 1 e ONA 2, que também são conquistas importantes para o reconhecimento da excelência do hospital. E agora fomos habilitados como unidade de transplante renal e hepático, serviços muito importantes para a população maranhense. O trabalho ambulatorial já começa agora em janeiro”, explicou o diretor clínico do Hospital Carlos Macieira, Luís Fernando Amorim.

“Essa é uma grande conquista para o povo o Maranhão, que vem somar ao Hospital Universitário como centro de transplantes do SUS. O Plano de Aceleração de Transplantes foi abraçado pelo Governo do Maranhão, fazendo com que nossa demanda crescesse em 285% e culminando na habilitação do Carlos Macieira”, explicou o coordenador-geral da Central de Transplantes do Estado, Hiago Sousa Bastos.

A expectativa é de que o primeiro transplante no Hospital Carlos Macieira seja realizado em março de 2025. Durante o ano, estão previstos ao menos seis transplantes de fígado e doze de rim, o que representa um aumento de 50% na capacidade estadual de realizar transplantes e na redução das filas de espera, consolidando a excelência dos serviços de alta complexidade da rede pública estadual.