Cantando em uníssono “IEMA aqui, IEMA lá, IEMA em qualquer lugar”, alunos e professores da Unidade Plena (UP) São Luís, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), receberam nesta segunda-feira (19), a visita do governador Carlos Brandão e do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, que veio ao Maranhão para anunciar a retomada de 609 obras educacionais paralisadas ou inacabadas no estado.
Antes do anúncio dos investimentos do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica no Maranhão, Carlos Brandão fez questão de apresentar ao ministro da Educação, experiências exitosas do IEMA.
Durante a visita, o ministro e o governador conversaram com alunos e conheceram alguns projetos em robótica desenvolvidos por discentes do IEMA, já que o instituto acumula vitórias nacionais e internacionais no campo da robótica.
“Nesta ocasião levamos o ministro da Educação para conhecer a experiência do IEMA. Apresentamos a ele o curso de robótica e as experiências de sucesso que desenvolvemos neste campo tecnológico, pois são esforços como este, fruto de um bom sistema educacional e da dedicação excelente de professores e alunos, que fizeram do Maranhão vitorioso em campeonatos nacionais e internacionais”, disse Carlos Brandão.
Com a participação do governador e do ministro, alunos simularam uma batalha entre robôs, modalidade conhecida como Cliff Hanger (espécie de luta ou sumô entre robôs). Os estudantes também apresentaram um projeto que envolve robótica e a cultura popular, com um pequeno dispositivo robótico decorado como um boizinho do Bumba Meu Boi, acompanhado de dois dançarinos.
Referência em educação profissionalizante em tempo integral, o IEMA e seu modelo de ensino foram elogiados pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “É uma alegria encontrar uma escola nesse modelo do IEMA. É aquilo que nós acreditamos e defendemos como investimentos que devem ser feitos na educação: garantir uma escola em tempo integral, profissionalizante, que possa dar oportunidade para a nossa juventude”, ressaltou Camilo Santana.
Campeões de robótica
Santana destacou ainda os bons resultados obtidos pelo IEMA em campeonatos internacionais de robótica. O instituto foi vencedor da Federation of International Sports Association (FIRA) Robo World Cup – a Copa do Mundo de Robótica – em 2018 e 2019, em Taiwan e na Coreia do Sul, respectivamente.
O próximo destino dos estudantes do IEMA será a Ostfalia University, localizada na cidade de Wolfenbuettel, na Alemanha, onde será realizada a etapa mundial da FIRA Robo World Cup, entre 17 e 23 de julho deste ano.
“Aqui, no Maranhão, ainda tem esse diferencial: a nossa meninada é campeã em robótica e vai representar o Brasil inclusive fora do país. Esse é um grande modelo de educação do Ensino Médio que nós acreditamos e defendemos para o Brasil”, completou o ministro.
A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, celebrou o momento em que um representante do Governo Federal pode conhecer de perto o método de ensino adotado no IEMA. “Hoje foi um momento único para o nosso estado. O IEMA é a única escola do Maranhão que tem reconhecimento internacional. Tudo isso que o ministro olhou hoje faz parte do compromisso que o governador Carlos Brandão tem com o nosso estado” , comemorou.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, também participou da visita ao IEMA e destacou o que foi apresentado. “Mostramos como funciona o nosso modelo educacional, a produção de robótica dos nossos estudantes e um pouco da nossa cultura”, frisou Camarão em suas redes sociais.
Mais de 600 novas obras educacionais
Após a visita ao IEMA, Brandão e a comitiva que acompanha a visita do ministro Camilo Santana ao Maranhão, se dirigiram ao Multicenter Sebrae, para a realização da solenidade de anúncio da retomada de obras educacionais no estado.
De acordo com o MEC, a conclusão do conjunto de construções em sua totalidade somará ao estado: 152 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 223 escolas de ensino fundamental e 234 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras. Mais de R$ 577 milhões serão destinados pelo Governo Federal para conclusão das obras no Maranhão.