Nesta segunda-feira (13), a campanha Bloco do Doador realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) contou com a participação do governador Carlos Brandão e de representantes do Legislativo e do Sistema de Justiça maranhense. Os órgãos unem-se em campanha para incentivar a doação de sangue tanto de servidores quanto da população em geral.
“A nossa visita hoje ao Hemomar tem como principal objetivo estimular as pessoas a participarem da campanha de doação de sangue. Estamos aqui com a presença do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores. Todos estão aqui para reforçar a importância de ser um doador de sangue não só nesse período do carnaval, mas durante todo o ano”, assegurou o governador.
Para o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, a participação de todos os Poderes visitando o Hemomar é importante porque cria um estímulo maior em toda a população para doar sangue. “Esse é um ato de amor. Após a pandemia, houve redução em nível nacional nas doações. Nada melhor do que o governador capitaneando essa ação. Doar sangue é salvar vidas”, afirmou o secretário.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcelo Barros, falou sobre a importância da doação de sangue. “Doar sangue é importante a qualquer tempo, reforçamos esse pedido. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, infelizmente os estoques estão críticos. As doações salvarão muitas vidas”, garantiu o presidente.
Durante a visita ao Hemomar, também estiveram presentes a defensora pública Cristiane Marques, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, como representante do Ministério Público; o deputado estadual Júlio Mendonça e o vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, como representantes do Legislativo estadual e municipal, respectivamente.
Quem pode doar sangue
Em janeiro deste ano, o Hemomar definiu como crítica a situação do estoque de sangue disponível em São Luís. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.
“A nossa campanha de carnaval tem o intuito de segurar o período carnavalesco, momento em que aumenta a demanda e há uma redução nas doações por conta dos pré-requisitos. Nós incentivamos então que as pessoas pulem o carnaval, com responsabilidade e tranquilidade, mas antes, venham fazer sua doação”, pediu a diretora-geral do Hemomar, Clicia Galvão.
Horário de funcionamento
O Hemomar funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 18h e aos sábados das 7h30 às 12h, no hemocentro (sede da Hemomar) ou nos 7 hemonúcleos no interior do estado. Além disso, existem as coletas externas, que terão calendário divulgado por meio das redes sociais do Hemomar.
A empreendedora Maria Maia participou do ato e reforçou a importância de toda a população doar sangue. “Estou doando sangue pela quinta vez, não tenho medo da dor é uma picada normal de um exame de sangue. Muitas pessoas precisam da nossa doação e é muito importante esse trabalho do Hemomar, incentivando que mais pessoas participem”, disse a empreendedora.