Para formar jovens para trabalhar na área da tecnologia da informação, desenvolver talentos e apoiar projetos de base tecnológica, o Governo do Maranhão lançou a segunda edição do programa Trilhas Inova 2023, nesta sexta-feira (15). Nesta edição foram abertas 1.000 vagas, que serão divididas em dois editais de inscrição com 500 vagas cada. A formação tem duração de 5 meses e todos os selecionados receberão bolsa de R$ 500,00 cada.
O programa foi lançado pelo governador Carlos Brandão, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís (MA). Participaram da solenidade a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), Natássia Weba; o diretor administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Arnodson Campelo; representantes de outras secretarias estaduais, das empresas parcerias, além de deputados federais e estaduais.
Durante a solenidade de lançamento do programa o governador Carlos Brandão afirmou que o Trilhas Inova 2023 é um programa de oportunidades. “O mercado de trabalho tem muito espaço para quem está qualificado. As pessoas só precisam de uma oportunidade e é isso que nós vamos dar para as pessoas que se inscreverem nesse programa. Elas poderão se especializar e vão ter emprego garantido, porque todo mundo hoje precisa destes profissionais. E o que nós queremos no Maranhão é ver todos empregados e com renda garantida”, disse.
O programa é executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Fapema dentro da linha de ação “Mais Inovação” no âmbito do Programa “Inova Maranhão”.
Natássia Weba (Secti) ressaltou que nesta edição o programa foi ampliado. “Na primeira edição, nós abrimos 100 vagas e agora são 1.000 vagas para todos os municípios do Maranhão. O resultado dessa 1ª edição do Trilhas, foi 100% de trabalhabilidade e quase 100% de colocação no mercado de trabalho. O Brasil precisa de 159 mil novos profissionais em tecnologia, todos os anos. Isso é o triplo do número de alunos que se formam todos os anos nas universidades. Esses dados reforçam a importância social deste programa”, afirmou.
São parceiros e manifestaram interesse no programa as empresas Equatorial, Pulse, Vale, Alumar, Universidade Ceuma, UNDB, Banco do Nordeste, V4 Company, PD Case, Aduela e a Associação de Jovens Empresários (AJE).
Trilhas Inova
O Trilhas Inova é um ciclo de capacitação com conteúdo técnico e 100% on-line. O programa possui 3 opções de trilhas: Programação (full stack); Design e Experiência e; Ciência de Dados. O programa alinha os participantes às oportunidades e às complexidades técnicas das empresas, assegurando que eles consigam suprir as crescentes demandas locais e internacionais nesta área reconhecida por gerar empregos de alto valor agregado.
O edital lançado nesta sexta-feira (15) contempla 500 vagas, sendo 125 vagas para Programação Back-End (Programação de sistemas); 125 vagas para Programação Front-End (Programação de sites); 100 vagas para Ciência de Dados; 100 vagas para Design e Experiência do Usuário; e 50 vagas para Programação de Jogos. Mais uma Trilha extra de Carreiras, para preparar todos os 500 participantes a se posicionarem da melhor forma, aumentando as chances de colocação no mercado de trabalho. Os selecionados receberão quatro bolsas mensais de R$ 500,00 cada.
Inscrições
O candidato interessado deverá, inicialmente, acessar o site https://inova.ma.gov.br/, clicar no menu “Trilhas”, e clicar no botão do formulário de inscrição.
Para se candidatar no processo seletivo, os candidatos deverão cumprir requisitos como ter 16 anos de idade ou mais, completos antes do momento da inscrição, ensino fundamental completo e ter acesso a um computador/notebook, tablet ou celular com acesso à internet para participar das aulas. Não será feito o fornecimento dos equipamentos necessários para a realização das aulas.
Todos os critérios e demais informações sobre o programa podem ser acessados em detalhes no edital.
A lista dos aprovados será disponibilizada no site do Inova Maranhão (https://www.inova.ma.gov.br/), da Secti (http://www.secti.ma.gov.br/) e da Fapema (https://www.fapema.br).