Em homenagem ao Dia do Médico, comemorado neste dia 18 de outubro, o governador Carlos Brandão autorizou a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A assinatura do termo foi realizada nesta terça, no Campus Paulo VI (na Cidade Operária).

“Uma data histórica. Hoje estamos iniciando a obra do prédio do curso de Medicina da Uema. Uma grande conquista para o filho do trabalhador, que pode agora cursar esta graduação a custo zero. É um avanço muito grande”, destacou o governador.

Além da assinatura, Brandão visitou a área onde funcionará o Centro de Ciências da Saúde – com obras já iniciadas. A previsão é a de que o curso inicie em 2024, com vestibular em 2023, com oferta de 100 alunos por ano (em sua primeira turma). A graduação em Medicina nas universidades públicas estaduais já é oferecida na Uema de Caxias; e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), em Imperatriz.

Para Brandão, a implantação da graduação em Medicina é um sonho antigo dos professores e alunos e irá contribuir na formação profissional, com grande impacto no acesso à saúde e na formação de novos médicos.

“Com isso, fazemos um marco no Maranhão garantindo oportunidade às pessoas mais carentes a ter acesso a esse curso e ser um médico. Essa é mais uma das grandes conquistas sociais do nosso governo”, avaliou.