O governador Carlos Brandão participou da cerimônia de colação de grau de professores indígenas pela Universidade Federal do Maranhão (Uema). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (11), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), em São Luís.

Mais de 50 indígenas se formaram pelo curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena, que integra o Programa de Formação de Docentes para a Diversidade Étnica (Proetnos). O programa foi criado em 2016 para formar professores indígenas para atuar em suas próprias comunidades.

Acompanhado pelo vice-governador eleito, Felipe Camarão, Brandão destacou o pioneirismo do Maranhão na realização do programa com recursos próprios. “É um avanço muito grande estarmos hoje formando esses professores. Nos últimos 8 anos, já realizamos 1.500 obras educacionais, preparando os jovens para o futuro com condições físicas, materiais e pedagógicas. Com essas conquistas históricas estamos construindo um Maranhão com mais oportunidades para todos, inclusive para as nossas comunidades tradicionais. O próximo passo é ampliar esse programa para os quilombolas”, afirmou.

O reitor da Uema, Gustavo da Costa, classificou a cerimônia como um encontro de todos os saberes e tradições. “Hoje é um dia de histórias e compromissos. Vemos a união entre a tradição milenar das universidades com a tradição dos povos primeiros, que nos ensinam diariamente a nos relacionarmos com a natureza e com nós mesmos”, disse.

A formanda Evandra Viana Guajajara comemorou a formatura como uma conquista dos indígenas maranhenses. “Essa colação de grau pra gente é uma conquista, assim como outras que já tivemos. É uma conquista para a educação escolar indígena e para todos nós, povos indígenas”, comentou.

O formando Sebastião Bento Guajajara também falou da importância de levar a educação formal para sua comunidade. “Somos a primeira turma indígena da Universidade Estadual do Maranhão e vamos levar para nossa comunidade os conhecimentos adquiridos durante esses cinco anos”, frisou.

Com a colação, os formandos estão prontos para atuar como professores da educação infantil e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, unindo à educação formal aos conhecimentos tradicionais de seus povos. Diante das dificuldades dos estudantes, o governador Carlos Brandão assegurou ainda o fornecimento de uma bolsa aos próximos beneficiários do Proetnos, no valor de R$ 500.

MARANHÃO – Na noite desta terça-feira (20), o governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB), participou de novas plenárias realizadas na capital maranhense.

Nos últimos dias, Brandão havia se reunido com representantes tanto da área de segurança quanto do trade turístico para discutir ações e propostas para os próximos anos, caso reeleito no próximo dia 2 de outubro.

Hoje, o governador discutiu novos temas com apoiadores e representantes institucionais. A primeira delas foi a plenária da saúde, realizada no Master Hall, na avenida Mário Andreazza , em São Luís.

“A saúde melhorou muito nos últimos oito anos. Expandimos a rede estadual de saúde, geramos mais de 20 mil vagas de empregos e temos dado aos trabalhadores da saúde o reconhecimento que eles merecem, inclusive durante a pandemia do coronavírus”, pontuou Brandão durante o evento.

Em sua fala, destacou, também, a Rede de Saúde Descentralizada estabelecida no estado, que integra dezenas de hospitais de alta complexidade e serviços especializados inéditos em território maranhense, como a Clínica Sorrir e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia.

Já na Alessandra Beleza Buffet, na Avenida dos Holandeses, ocorreu a plenária da educação, que além do governador, contou com a presença do ex-secretário de educação e atual candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT).

Brandão aproveitou o espaço – que reuniu centenas de apoiadores – para detalhar os avanços na educação, reconhecendo a missão árdua que ele e o ex-governador e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB), tiveram pelo estado.

“Este momento é um evento ímpar, principalmente quando pensamos nestes grandes profissionais da educação, que atuam ativamente na qualificação de milhares de alunos e chegamos a índices importantes, como a melhoria dos indicadores da educação. Um esforço que será continuado nos próximos anos e fará o Maranhão ser ainda mais forte educacionalmente”, ressaltou.

Brandão encerrou a noite na plenária com programas sociais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), no Rio Poty Hotel, também na Avenida dos Holandeses.

“O nosso Corpo de Bombeiros tem um dos maiores índices de credibilidade social. São reconhecidos por sua responsabilidade social e, também, pela atuação de programas sociais necessários, como o Bombeiro Mirim, Terceira Idade e Golfinho. Projetos que resguardam direitos fundamentais e garantem direitos ao povo maranhense”, concluiu.

Mais

Nesta quarta-feira (21), o governador inicia nova rota da caravana “Juntos Para o Bem do Maranhão”, passando pelos municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, São João do Paraíso e Imperatriz.