Nesta segunda-feira (10), o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), concedeu entrevista às jornalistas Andressa Guaraná e Lenny Leone, na BandNews TV. O resultado do primeiro turno das Eleições 2022, os planos de mandato e o desenvolvimento do território maranhense foram os principais tópicos trabalhados.
Logo no início da participação do governador, as apresentadoras perguntaram quais seriam seus desafios frente ao governo e qual sua visão para este próximo mandato.
“Nosso governo é um governo de continuidade. Eu acompanhei o governador Flávio Dino, com 7 anos e 3 meses ao lado dele como vice-governador. Ajudamos a construir esse Maranhão, levando serviço público para diversas áreas que não não existiam, como na área de saúde, educação, infraestrutura social e segurança alimentar. Nós avançamos bastante, construímos mais de 27 hospitais, 17 policlínicas (…). São obras de educação, de estrutura, obras hospitalares, obras de melhoria das via urbanas dentro das cidades. Também obras de recuperação de estradas estaduais para melhorar a mobilidade urbana. Enfim, nosso nosso governo teve um grande avanço”, respondeu Brandão.
E sinalizou para o futuro: “A partir de janeiro, nós vamos implementar novas políticas que possam levar melhoria na qualidade de vida das pessoas. E o que a gente pensa fortemente para o próximo ano é de geração de emprego e renda, atrair grandes investimentos. Tenho essa expertise: viajei mais de dez países quando era vice-governador, apresentando as potencialidades do nosso estado e conversando com embaixadores, empresários, banqueiros e investidores. Nós temos uma relação que avançou muito”.
Outro ponto discutido pelo governador foi sobre parcerias em ambas as esferas, tanto federal quanto municipal. “É preciso ter uma boa relação com o governo federal. Nesses anos de governo [do Jair] Bolsonaro, praticamente não tivemos nenhuma reunião com o governo. Ficamos praticamente com recurso próprio, fazendo nossos avanços. E temos aqui uma meta também que é essa parceria municipalista. Eu sou um governante municipalista e vou continuar fortalecendo as ações e as políticas públicas deles porque eu acredito nos municípios. É lá nos municípios que as pessoas moram e a gente precisa melhorar a vida dessas pessoas”, afirmou Brandão.
A recuperação do Maranhão no período pós-pandemia do coronavírus também foi abordado pelas jornalistas, principalmente na educação. “Nenhum estado do Brasil fez esse tipo de investimento: de recuperar, construir e ampliar a escola num quantitativo de 1.500 escolas. Muitas delas, diga-se de passagem, climatizadas. E os investimentos que a gente fez nas escolas profissionalizantes foi realmente uma revolução. Nós não tínhamos nenhuma. Hoje, temos 50 e vamos continuar avançando. Meu projeto é levar as escolas técnicas pra praticamente todos os municípios da mesma forma que as escolas de tempo integral não tinham”, revelou o governador.