A continuidade dos programas importantes realizados pelo estado, o desenvolvimento de projetos estruturantes e o segundo turno das eleições para presidente foram alguns dos temas analisados pelo governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), durante entrevista ao programa Comando da Manhã, apresentado pelo radialista Gilberto Lima, na Rádio Timbira AM, nesta sexta-feira (7).

“Eu sou muito grato ao povo do Maranhão pela confiança depositada no nosso projeto. (…) O povo entrega a administração pública para quem tem responsabilidade e sabe que eu ajudei a fazer, que fiz logo após assumir e que vou fazer muito mais”, disse o governador sobre a sua vitória no último domingo (2), na eleição.

Falando em período eleitoral, Brandão reafirmou seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República. “Eu estive com o presidente Lula e ele disse que, logo após as eleições, irá se reunir com os governadores eleitos para que possamos apresentar 6 projetos estruturantes para os nossos estados. A gente já está trabalhando nisso. Inclusive, relacionado ao programa Minha Casa, Minha Vida, que é um grande gerador de emprego e renda”, detalhou.

Quanto aos projetos estruturantes, Brandão afirmou planejar tanto a recuperação das rodovias, quanto o incentivo à geração de oportunidades, atração de novos investimentos e desenvolvimento das cadeias produtivas – pontos que têm como exemplo recente a viagem a São Paulo para reunião com a Alcoa Brasil, visando à centralização da cadeia de produção de alumínio.

“As estradas federais que cortam o estado estão destruídas e, às vezes, as pessoas confundem as responsabilidades. Recentemente, eu tive que fazer a recuperação da BR que vai de Rosário até Barreirinhas, que estava afetando demais o nosso turismo. Toda essa região está vivendo em função do turismo, então tive que tomar essa responsabilidade. (…) e nesta semana, fui a São Paulo visitar a Alcoa, que durante o nosso governo trabalhou muito na geração de empregos. Ainda em 2022, logo depois que assumi, a Alcoa contratou 2.500 funcionários, fruto de muito diálogo e articulação. As condições no nosso estado melhoraram: é possível oferecer uma segurança jurídica aos empresários. Nossa visita à Alcoa tratou não só de agradecer, como de fazer novos negócios”, analisou o governador.

Ampliação dos IEMAs, reforço do programa Trabalho Jovem e a conclusão do Hospital da Ilha, assim como a realização do projeto “Sonhos de 50 anos” também foram destacados na entrevista.

“Realizamos vários sonhos de 50 anos. A Ponte Central-Bequimão é uma lenda. Foram 50 anos de espera. Também fizemos a estrada de Sítio Novo a Amarante, de Sucupira do Norte até Amarante, pavimentação da estrada que sai de São João dos Patos até Passagem Franca e de lá até Buriti Bravo, e desta até Caxias. Eram obras que todo governador prometia e não fazia”, pontuou Brandão.

A entrevista completa pode ser acessada clicando aqui.