Consolidando o foco na gestão das unidades prisionais, o Governo do Estado premiou os estabelecimentos do sistema prisional que se destacaram na implantação de elementos de gestão e alcançaram resultados positivos em 2023. O reconhecimento foi realizado durante o Prêmio de Gestão Penitenciária (Gespen), que foi realizado nesta quinta-feira (16), no Palácio Henrique de La Rocque, no Jardim Renascença.

O governador Carlos Brandão fez questão de destacar a importância dos avanços e das experiências positivas na ressocialização de presos no Maranhão e o fortalecimento das medidas de segurança nas unidades prisionais. Ele ressaltou que das 30 melhores unidades prisionais avaliadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), 13 estão no Maranhão, incluindo o primeiro e o terceiro lugar nesse ranking.

“O nosso estado se destaca na administração penitenciária. As nossas unidades prisionais, seus gestores e servidores, foram desafiados a cumprir tarefas, alcançar metas e felizmente foram bem avaliadas. Hoje, como resultado, observamos a alegria daqueles que fizeram, cada um, a sua parte, o que demonstra a autoestima elevada e motivação para melhorar ainda mais”, afirmou Brandão.

As unidades foram premiadas nas categorias alta complexidade, média-alta complexidade, média complexidade, baixa complexidade, especial, além de destaque em boas práticas e Associações de Assistência aos Condenados (APACs). Para a escolha dos vencedores foram considerados 45 indicadores dos eixos: humanização, segurança, modernização e administração, logística e inovação.

O prêmio é coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e serve como um instrumento estratégico para acompanhar os avanços na gestão de cada um dos estabelecimentos penais do estado. Todas as informações são sistematizadas e contribuem para a tomada de decisões para o sistema penitenciário.

O secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, destacou a importância das informações obtidas através do Gespen e o incentivo para que os gestores das unidades prisionais desenvolvam cada vez mais um trabalho melhor.

“Esse é o momento que a gente premia as melhores unidades prisionais do estado, que são avaliadas ao longo de todo o ano. Então, hoje foram premiadas as melhores unidades de 2023 e com os investimentos do estado estamos conseguindo melhorar cada vez mais a gestão do sistema penitenciário no Maranhão. Nossa ideia é mostrar que se você faz e faz melhor será premiado por isso”, explicou Murilo Andrade.

Entre as unidades com o trabalho reconhecido pelo Gespen está a Unidade Prisional São Luís 6 que foi premiada em primeiro lugar no ranking alta complexidade.

“Quero agradecer ao governador por incentivar a realização de um bom trabalho nas unidades penitenciárias perante a sociedade para recuperação dos internos. Temos diversas ações desenvolvidas com os internos, programas de saúde, de educação, de trabalho, são diversas atividades. Então a gente tem lutado para fazer um bom trabalho e conquistar esse prêmio”, comentou o diretor administrativo da Unidade Prisional São Luís 6, Quirino da Silva.

Sobre o Gespen

O Prêmio de Gestão Penitenciária (Gespen) é um instrumento de gestão estratégica implantado pela Seap em 2015 para acompanhar os avanços na gestão de cada um dos estabelecimentos penais do estado e que possibilitou uma mudança efetiva no sistema penitenciário maranhense que saiu de uma das piores posições no país para se tornar referência nacional e internacional.