Após cumprir agenda de trabalho no município de Coroatá, nesta sexta-feira (10), onde inaugurou uma Clínica Sorrir e um Restaurante Popular, o governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Barreirinhas para a entrega de outro investimento estadual: a obra de reforma e adequação do Mercado Municipal da cidade.
Executada pelo Governo do Maranhão, a reforma e adequação do Mercado de Barreirinhas tem como objetivo a geração de emprego e renda para pequenos empreendedores. O espaço vai ofertar um ambiente amplo e higiênico, onde será priorizada a comercialização segura de alimentos, evitando, assim, danos à saúde dos consumidores.
Com mais de 100 boxes, área para 100 carrinhos do programa estadual Mais Renda, além de novas instalações, o governador avalia que o novo Mercado de Barreirinhas vai garantir mais conforto, higiene e dignidade para profissionais e usuários.
“Estamos entregando um equipamento de alta qualidade. Investimento de R$ 7 milhões em uma obra que durou cerca de um ano. Temos agora um presente para Barreirinhas, para os feirantes e, acima de tudo, para a população que consome e que compra. Aqui, todos irão encontrar um ambiente agradável e saudável para que possam fazer suas compras”, pontuou Carlos Brandão.
O governador também ressaltou o impacto que a reforma do mercado vai gerar na movimentação turística da cidade de Barreirinhas, principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.
“Esse mercado, não resta dúvida, vai ser um cartão-postal para o município de Barreirinhas. Além das dunas, das lagoas, o turista também, com certeza, virá aqui ao mercado comer uma comida típica, comprar um artesanato, e isso vai fazer parte do calendário do turismo de Barreirinhas. Estou satisfeito porque estamos equipando, melhorando a cidade de Barreirinhas para que ela possa receber ainda mais turistas”, destacou o governador.
O novo Mercado Municipal vai beneficiar diretamente pessoas como a comerciante Vanuza dos Santos, que há mais de uma década vende alimentos no mercado público de Barreirinhas.
“O mercado antes era muito feio, muita gente reclamava de muitas coisas. Há 13 anos que eu trabalho no mercado. Estamos muito gratos e está todo mundo feliz. Sou muito grata. Parabéns, governador”, agradeceu.
A feirante Dilzirene Silva atua há mais de 15 anos no mercado de Barreirinhas, e comemorou a entrega das novas instalações. “Nós estamos muito felizes em receber um novo mercado, coisa que a gente nunca teve. É uma estrutura muito linda. Temos que agradecer ao nosso governador Brandão por nos proporcionar esse mercado lindo e maravilhoso”, elogiou a comerciante.
O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Gonçalves Rocha, popularmente conhecido como Dr. Amílcar, enalteceu a parceria entre os poderes executivos estadual e municipal para a realização da obra. “Essa parceria deu muito certo. Uma grande obra do governador Carlos Brandão aqui no município de Barreirinhas. Uma cidade bonita como Barreirinhas precisava ter um mercado mais bonito”, sublinhou.
Assistência integral para as famílias afetadas por enchentes
Durante a agenda na cidade, o governador Carlos Brandão e sua comitiva visitaram famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas em Barreirinhas entre a segunda (6) e a terça-feira (7). O grande volume de água alagou regiões da cidade que enfrentam problemas de drenagem e onde há incidência de construções em áreas irregulares.
“Em nossa passagem por Barreirinhas, vistoriamos os pontos de alagamentos causados pelas chuvas. A situação no município está sob controle, e estamos monitorando o caso de perto, dando todo o suporte necessário e de forma integral para as famílias afetadas”, informou, enquanto ouvia a população.
Nesta semana, em postagem nas redes sociais, Brandão comunicou que, até o momento, nenhum município maranhense está coberto por águas, segundo aponta a Coordenação de Proteção e Defesa Civil. Ainda segundo o governador, todas as famílias que ficaram desabrigadas, por consequência das chuvas, já retornaram para suas casas.
“Temos 31 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração. Apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão”, explicou Brandão.