O Governo do Maranhão está participando da 50ª edição da ABAV EXPO – Exposição da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Durante a maior feira de turismo do Brasil, agentes de turismo de todo o país vão poder conhecer os principais atrativos do estado. A abertura da feira foi na quarta-feira (27), Dia Mundial do Turismo, e contou com a presença do governador Carlos Brandão.

A 50ª edição da ABAV EXPO acontece até a sexta-feira (29) no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e deve receber mais de 35 mil participantes e mais de 2 mil marcas expositoras, além de ofertar 50 capacitações.

O Maranhão participa da feira há 30 anos com estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Este ano, também representam o estado no evento a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Maranhão (ABAV-MA), além de 48 empresários do trade privado do estado.

O governador Carlos Brandão esteve na abertura da feira, visitou o estande da Setur, participou de reuniões com equipe de governo e empresários e prestigiou as apresentações culturais maranhenses.

“Nós estamos participando da ABAV para mostrar para os turistas brasileiros e estrangeiros e, sobretudo para as agências de viagem e turismo, as nossas belezas naturais e atrações turísticas”, disse Carlos Brandão.

Segundo o governador, o Maranhão tem se destacado nas feiras de turismo, a exemplo das campanhas realizadas no Carnaval e São João, que resultaram em hotéis, restaurantes e bares lotados, além de motoristas de táxi e aplicativos satisfeitos.

“Agora, precisamos ampliar ainda mais este trabalho e é por isso que estamos novamente na feira da ABAV. Para mostrar o Maranhão para o Brasil e o mundo”, ressaltou Brandão.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, também falou da importância de participar da feira. Segundo ela, isso fortalece os destinos turísticos do estado e estimula os empresários a investir.

“A ABAV é uma grande vitrine e quando nós expomos os nossos destinos aqui, o nosso turismo sai fortalecido, pois quem já conhece quer voltar e quem ainda não visitou se sente estimulado a ir. E o principal resultado é a geração de emprego e renda no setor”, afirmou.

Números do turismo no Maranhão

Atualmente, o Maranhão tem 55 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo, e integra a Rota das Emoções, junto com os estados do Piauí e Ceará, sendo reconhecido e divulgado internacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Dados do Observatório do Turismo do Maranhão mostram que o estado está em ótima fase. Os meses de abril, maio e junho de 2023 registraram mais desembarques no estado quando comparados ao mesmo trimestre de 2022. Outro indicador observado foi que a ocupação hoteleira teve seu maior índice desde 2014. Os primeiros seis meses de 2023 nos Centros de Atendimentos ao Turista (CAts) também representam 91,31% dos atendimentos feitos em todo o ano de 2022.

Investimentos

Para fortalecer e impulsionar o turismo no estado, o Governo do Maranhão tem realizado investimentos. Entre as grandes obras já entregues estão o Portal de Entrada de Barreirinhas, a Urbanização da Beiro Rio em Santo Amaro, a Praça de Eventos em Riachão, a Beira Rio em Caxias, além da Ponte Central-Bequimão e estrada pavimentada.

Dando continuidade a esse propósito, o governo já assinou a ordem de serviço para pavimentar a estrada que dá acesso a Praia de Araoca, com intuito de desenvolver o turismo no Litoral Ocidental do Estado.

O Governo do Estado tem ampliado e fortalecido as ações de promoção do marketing turístico com a participação nos principais eventos de turismo nacionais e internacionais: WTM Latin America, em São Paulo (SP); BTL Lisboa, em Portugal; BTM Balneário Camboriú (SC); Feira Internacional da Amazônia (FITA); ROAD Show com grandes operadoras, como a CVC, Decolar.com e Ourinter; além de divulgar destinos maranheses em aeroportos.

O governo também vem investindo na organização e promoção do calendário festivo do estado, como foi o caso do São João do Maranhão, lançado nacionalmente em São Paulo, resultando em um dos maiores do país e gerando os melhores resultados desde 2014, com a melhor taxa de ocupação hoteleira, desembarque e arrecadação.

Outras ações de fortalecimento da cadeia turística do estado que se destacam são os programas Mais Qualificação e Turismo, com cursos presencias e de educação a distância; o Mais Infância, Mais Turismo, de combate ao turismo de exploração sexual infantil; e o Regionalização do Turismo, que leva assessoria técnica aos municípios.