O governador Carlos Brandão e vários secretários estaduais e presidentes de órgãos da Administração Pública prestigiaram a homenagem concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) ao secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ricardo Cappelli. Na tarde desta quinta-feira (21), Cappelli recebeu o título de Cidadão Maranhense e a maior comenda da Alema, a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

Brandão destacou a contribuição de Ricardo Capelli para o Maranhão, enquanto secretário de Estado de Comunicação Social nos últimos anos. “O Capelli teve um papel muito importante enquanto secretário do governador Flávio Dino, e inclusive do nosso governo, com uma grande contribuição para o estado. Ele levou ao público informações sobre o trabalho do governo e agora é um grande interlocutor do nosso governo com o Governo Federal através do Ministério da Justiça”, destacou.

Ao agradecer pelo reconhecimento concedido pela Alema, Ricardo Cappelli falou dos laços desenvolvidos com o estado e o acolhimento do povo maranhense.

“Para mim é um momento de muito orgulho e de alegria com o reconhecimento do trabalho e das amizades que fizemos no Maranhão. Me orgulha muito receber essa homenagem justamente na Casa do Povo, na casa da democracia, do debate e dos que representam o nosso povo”, afirmou.

A concessão da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman foi solicitada pelo deputado estadual Rodrigo Lago. A honraria é concedida a personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, científico, econômico, artístico ou social do Maranhão e do Brasil. A congratulação é dedicada, também, àquele que no exercício de sua cidadania tenham proporcionado algum fato notável.

Rodrigo Lago fundamentou o pedido da honraria com base no trabalho de Cappelli como interventor federal em Brasília (DF) para conter a tentativa de golpe contra o sistema democrático.

“Hoje, ele está em Brasília trabalhando com o Governo Federal e foi o interventor do Distrito Federal garantindo a contenção do golpe que seria dado. Se pudemos tomar posse como deputados estaduais devemos ao trabalho dele naquele momento, por isso essa justa homenagem ao Ricardo Cappelli”, observou Rodrigo Lago.

O pedido para a entrega do título de cidadão maranhense a Ricardo Cappelli foi feito pelo deputado estadual Cláudio Cunha. O parlamentar lembrou o caminho profissional trilhado pelo homenageado como jornalista e que a honraria foi uma forma de reconhecimento às ações públicas desempenhadas por Cappelli enquanto secretário de Estado de Comunicação Social no Governo do Maranhão.

“Como jornalista, ele tem uma biografia bonita, quer seja no esporte, quer seja como presidente da União Nacional dos Estudantes, e aqui no Maranhão participou como um secretário muito ativo, tanto na gestão do governador Flávio Dino quanto na gestão do governador Carlos Brandão”, destacou Cláudio Cunha.

Todos os poderes estiveram representados na mesa de cerimônia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Iracema Vale. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo Tavares; além do deputado federal Rubens Júnior e dos deputados estaduais Antônio Pereira e Roberto Costa.