O Governo do Maranhão esteve presente em dois eventos importantes para produtores rurais da região central e leste do estado. O governador Carlos Brandão acompanhou, durante a manhã deste sábado (29), o Festival do Abacaxi na cidade de São Domingos do Maranhão e, durante a tarde, a abertura da ExpoCodó.
O Festival do Abacaxi está na quarta edição e foi realizado no Estádio Pereirão, no município de São Domingos. O evento tem como objetivo valorizar a agricultura familiar do município, além de intensificar a geração de renda na maior cidade produtora de abacaxi do estado.
Na ocasião, Brandão destacou que o cultivo do abacaxi é importante tanto para os pequenos, médios e grandes produtores, além de movimentar toda uma cadeia da economia na cidade. “Esse é um grande evento com a participação dos produtores rurais, que são os donos dessa festa, e mostrando que é possível produzir abacaxi no Maranhão exportando para Argentina, São Paulo e vários estados do país. O prefeito Tratorzão está de parabéns pelo trabalho para fortalecer a cadeia do abacaxi”, disse.
O governador afirmou que será possível avançar ainda vez mais na produção e comercialização do abacaxi a partir da união dos governos federal, estadual e municipal, especialmente com os financiamentos autorizados pelo presidente Lula para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Alves, mais conhecido como Tratorzão, agradeceu a presença do governador Carlos Brandão no evento. “Esse evento é muito importante e o governador já conhecia a história do nosso abacaxi e o trouxe aqui para agradecer, em nome de todos os nossos produtores. E sei que o governo vai ajudar a nossa produção de abacaxi com a gestão municipalista que tem”, comentou.
No município de Codó, o Parque de Exposição Walter Zaidan sediou a 49ª edição da ExpoCodó, que reúne pecuaristas para negócios e troca de experiências sobre a criação de gado, com exposição de novas tecnologias para a atividade agrícola e novas raças para o melhoramento da produção. A ExpoCodó é uma das maiores feiras da região, com leilão, compra e venda de máquinas, equipamentos e animais.
O presidente da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), Iuri Correia, responsável pela coordenação do evento, lembrou que a exposição foi possível a partir do apoio da gestão estadual para a revitalização do espaço.
“A feira estava esquecida e abandonada há alguns anos e com o governador Brandão foi feito a revitalização desse parque. A ExpoCodó representa um fomento para o agronegócio da região gerando emprego e renda, gerando melhoramento das questões genéticas dos animais, compra de maquinários, enfim, trazendo desenvolvimento para a região dos Cocais”, declarou Iuri Correia.
Em Codó, o governador Carlos Brandão reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da produção de alimentos e o apoio aos produtores rurais.
“Temos participado de todas as exposições agropecuárias no nosso estado e a minha presença enquanto governador mostra o compromisso com o seguimento do agronegócio, da agricultura e da pecuária. O governo é parceiro desse momento em que patrocina, fomenta e ajuda no custeio das exposições para que dê certo, pois não é fácil fazer um evento desse porte. E o governo tem que fortalecer esse setor do campo”, disse.
O prefeito de Codó, José Francisco, agradeceu a parceria da gestão estadual com o município e citou como exemplo a doação de mais de um hectare para ampliar o Parque de Exposição Walter Zaidan.
“Essa parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Codó e Acrivi é sólida e fortalece o agronegócio na região, um setor que representa desenvolvimento. Então estamos fazendo essa doação de mais de um hectare de terra e o projeto está na Câmara de Vereadores para ser aprovado”, observou o prefeito.
O Governo do Estado tem apoiado os eventos de exposição e promoção da produção rural em todas as regiões do Maranhão.