O Governo do Maranhão inaugurou uma série de obras nesta terça-feira (04), em São Luís. Foram entregues novos equipamentos e unidades de prestação de serviços nas áreas da Segurança Pública, Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, Esporte e Lazer, além de espaço para atendimentos às mulheres negras.
“Quando eu reassumi o governo, em janeiro, lancei o desafio de entregarmos 300 novas obras nos primeiros 100 dias e, na verdade, no dia 10 de abril, teremos feito mais de 300 inaugurações no estado. São obras para melhorar e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou o governador Carlos Brandão.
Entre as obras entregues está o Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adultos com TEA. A unidade é a primeira do tipo de toda a região Nordeste e vai garantir que pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 12 anos, tenham acesso a todo o acompanhamento necessário para o desenvolvimento das suas habilidades, além de uma vida mais autônoma.
“Nosso estado sai na frente, podendo fazer mais de 10 mil atendimentos por mês de forma humanizada e com acolhimento para as famílias”, informou o governador Carlos Brandão.
Casa TEA 12+
O acesso aos serviços da Casa TEA 12+, localizada no bairro da Cohab, será por meio de encaminhamento pela rede SUS, após atendimento em unidades de saúde das redes estadual e municipal. No caso das pessoas com suspeita de TEA, o espaço vai permitir o diagnóstico adequado. Quem já tiver o diagnóstico fechado poderá dar seguimento ao acompanhamento profissional.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que a Casa TEA 12+ integra a rede estadual de assistência em saúde para atendimento especializado a um público com diversas especificidades. “Nós estamos garantindo inclusão e dignidade de atendimento para pessoas que, além de estarem passando por todas as transformações da adolescência, que já requer acompanhamento específico, também têm TEA e, portanto, vivenciam essas experiências de formas muito próprias. Por isso, precisam de cuidados ainda mais especializados”, disse.
Na unidade serão oferecidos atendimentos em neurologia, psiquiatria, psicologia, enfermagem, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, assistência social, musicoterapia e arteterapia.
Poliana Gatinho, mãe do João, de 7 anos, disse que a Casa TEA 12+ trará mais segurança às famílias. “A gente está há muito tempo lutando e falando que autismo não acaba aos 12 anos. Não existia atendimento na rede pública para pessoas com autismo na adolescência e fase adulta. Mesmo na rede privada é muito difícil conseguir, além de ser muito caro. O atendimento para pessoas a partir dos 12 anos permite que este cidadão e suas famílias sejam acolhidos na sociedade”, comentou.
Para receber os pacientes e seus familiares, o imóvel onde agora funciona a Casa TEA 12+ passou por uma ampla reforma para garantir acessibilidade e conforto. Foi instalada rampa de acesso na porta de entrada e os espaços contam com sinalização para pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais. Também há elevador para acesso a todos os pavimentos e banheiros para uso por pessoas com deficiência em todos eles. E todas as salas foram totalmente adaptadas de acordo para a terapia e atendimento que serão realizados no local.
Porto do Itaqui
No Porto do Itaqui, o Governo do Estado entregou a Base de Pronta Resposta de Urgência EMAP, na área do Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera, além da viatura de combate a incêndio VTR AHQ, que vão garantir resposta mais rápida em situações de emergência tanto na área portuária quanto nos bairros do entorno.
O presidente da EMAP, Gilberto Lins, informou que a nova base de pronto atendimento de urgência é um importante avanço que trará mais agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. “É muito importante a implantação dessa base e da operação da VTR AHQ aqui no Terminal de Ferryboat da Ponta da Espera, porque vai garantir uma resposta mais rápida a quaisquer incidentes como incêndios, prestação de primeiros-socorros e outros. Além disso, a população dos bairros do entorno também será beneficiada”, destacou.
Já a viatura de combate a incêndio VTR AHQ é um moderno equipamento projetado especialmente para atuar em portos e aeroportos e foi projetada de acordo com as normas internacionais de segurança em aeroportos e portos, como a International Civil Aviation Organization (ICAO) e a International Maritime Organization (IMO).
Complexo Policial na Vila Maranhão
Seguindo as entregas, para reduzir os índices de criminalidade, o Carlos Brandão inaugurou o Complexo de Segurança da Vila Maranhão, composto por uma unidade da Polícia Militar e uma delegacia de Polícia Civil.A moradora Geovania Rocha, 45 anos, afirma que entrega do novo equipamento público atende à uma demanda antiga da população. “Esta é uma obra que esperávamos há muito tempo. A chegada do Complexo de Segurança vai melhorar muito a vida da comunidade”, pontuou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Emerson Bezerra, destacou que a obra representa a ampliação dos serviços de segurança. “Isso é um avanço em termo de segurança pública. É a polícia mais próxima da comunidade”, disse.
Centro Histórico
Por meio da Secretaria de Estado de Governo, da Secretaria de Estado Trabalho e Economia Solidária (Setres) e da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Brandão entregou mais três obras nas áreas Social, Educação e Economia, durante solenidade no Centro Caixeral.
Foram nova sede do curso de Direito e Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), assim como as obras do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol) e do Casarão Centro de Referência da Mulher Negra.
Com investimento na ordem de R$ 7 milhões, o Centro Caixeral possui uma ampla estrutura e abrigará 500 estudantes. Quem terá a oportunidade estudar no local é a universitária Sofia Pereira, que cursa o 7º período de Direito. “Tínhamos muita expectativa de estar no centro da cidade, pois aqui fica próximo dos nossos campos de estágio, o que enrique muito a nossa experiência na graduação”, enfatizou.
O reitor da UEMA, Walter Canalles, comentou sobre o novo local que vai contar com dois cursos. “Nosso compromisso com essa obra é consolidar também a movimentação no Centro Histórico, um cartão muito rico da nossa cidade”, disse.
“Eu, como ex-aluno da UEMA, tenho um compromisso com a universidade, e prova disto é a entrega dessa obra. Além disso, esse é um dos prédios mais bonitos do Cento Histórico e não poderia ficar abandonado”, salientou.