O governador Carlos Brandão anunciou, por meio de suas redes sociais, nesta sexta (17), que assinou o decreto de situação de emergência no Maranhão em decorrência das fortes chuvas que caíram no estado e, em alguns casos, trouxeram grandes prejuízos em diversos municípios.
“Assinei decreto declarando situação de emergência nos municípios do Maranhão em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, que causaram danos a várias comunidades. Com apoio da Defesa Civil, vamos prestar todo o auxílio necessário aos que foram afetados”, informou em sua rede oficial.
O decreto autoriza que o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil sejam autorizados a prestar apoio suplementar técnico, operacional e financeiro aos municípios afetados, trabalhando de forma conjunta com o estado.
O documento cita 20 municípios afetados pelas chuvas acima da média e que serão contemplados com a ajuda da Defesa Civil. São eles: Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Buriti, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Poção de Pedras, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São João do Caru, Trizidela do Vale, Tuntum e Zé Doca.
Esses municípios, após parecer técnico, apresentaram áreas comprovadamente afetadas por chuvas intensas, com diversos pontos de alagamento, pessoas desabrigadas, comunidades ilhadas, inundações, prejuízos humanos e materiais, entre outros danos.
Em 25 de janeiro de 2023 o governo criou o Comitê de Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas para coordenar ações de prevenção de alagamento, ações de limpeza, desobstrução de vias e córregos, drenagem e apoio à comunidades muito afetadas no período chuvoso. Além dessa medida, Brandão também esteve em Brasília, no início de fevereiro, quando foi recebido pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que garantiu o apoio do governo federal na assistência a municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Carlos Brandão anunciou ainda que adotará medidas auxiliares aos mais afetados. “Diante das chuvas intensas em todo o Maranhão, estamos realizando um levantamento dos municípios atingidos a fim de prestar assistência a todos, com acolhimento aos desabrigados, água potável e refeições gratuitas fornecidas pela rede de Restaurante Popular”, destacou o governador.