Em um momento homenagens e reconhecimento, o governo do Estado destacou civis e policiais militares pela sua contribuição e trabalho em benefício do Maranhão e dos maranhenses. Em cerimônia conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), na noite de segunda-feira (19), os homenageados receberam as mais altas comendas da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A solenidade de entrega das medalhas e honrarias ocorreu na Igreja Batista do Angelim, na capital. Na ocasião, também foram condecoradas autoridades de outros estados da federação.
O governador do Estado, Carlos Brandão, foi homenageado na solenidade com a Ordem do Mérito do Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão – Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, no Grau Grã-Cruz. Ele recebeu, ainda, um símbolo de honra da corporação, uma espada representando o comando militar. O governador destacou a honraria e simbolismo da cerimônia.
“Nesta data especial, fomos condecorados com esta que é a maior honraria da Polícia Militar. Motivo de muito orgulho para mim e para todos que foram homenageados. Divido essa medalha com todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da corporação, da segurança pública e do Estado. Nessa direção, temos muitos projetos e mais avanços nos anos que virão. Sempre investindo e reforçando a nossa segurança pública”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
A Ordem do Mérito do Alto Comando da Polícia Militar do Maranhão foi instituída pelo Decreto nº 26.473 de 28 de abril de 2010. O coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, em 1923, foi o primeiro oficial superior da Força Pública do Estado, gênese da atual Polícia Militar do Maranhão, a ser promovido ao último posto da corporação.
Homenageado com as comendas de Mérito de Ensino e Administrativo e a medalha da Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco, o secretário de Estado de Segurança Publica (SSP), Sílvio Leite, destacou a importância das honrarias. “É um momento de muita felicidade e honra. Tive a oportunidade de atuar no administrativo e realizar praticamente todas as formações disponibilizadas pela corporação. Tivemos nossos policiais e civis condecorados por suas ações meritórias. Uma ocasião de alegria, de reconhecimento e de valorização”, pontuou.
“Um momento muito especial para a Polícia Militar do Maranhão, ocasião em que reconhecemos pessoas que contribuíram para o engrandecimento da corporação, tanto os militares, quanto os civis”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra.
O momento marcou, ainda, os oito meses do coronel no comando da instituição. “Obtivemos muitos avanços, desenvolvimento e ampliação deste que é um órgão secular e que muito nos orgulha cumprir esta valorosa missão”, reforçou Emerson Bezerra, que recebeu a medalha da Ordem Coronel PM Hermelindo Gusmão Castelo Branco.
Autoridades civis e militares receberam a medalha Brigadeiro Falcão. Também foram concedidas as medalhas de Ensino e de Mérito Administrativo, que condecoram por tempo de serviço – 10, 20 ou 30 anos -, para cerca de 600 policiais militares. A medalha Brigadeiro Falcão foi entregue a 200 autoridades civis e militares, membros de Tribunais, do Ministério Público e do judiciário, empresários, jornalistas, profissionais de várias áreas e comandantes de polícias de outros Estados.