Carlos Brandão
Governador do Maranhão

O que o Porto do Itaqui acaba de conquistar é motivo de orgulho para todos os maranhenses. Esta semana, recebemos, em Brasília, o prêmio Portos+Brasil como segundo melhor porto do país, considerando o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), do Ministério dos Portos e Aeroportos. O IGAP analisa 15 índices distribuídos por três áreas específicas: econômico-financeira, gestão administrativa e transparência. Na verdade, com a nota 10, ficamos em segundo apenas por critérios de desempate. E aqui aproveito para felicitar a Portos do Paraná pela primeira colocação.

Esse prêmio é extremamente relevante pelo fato dos portos serem estratégicos para colocar o Brasil entre as melhores economias do mundo. E nosso Porto do Itaqui, que já vem conquistando excelentes premiações há alguns anos, se posiciona como um dos mais importantes do país. E, isto, ouvimos do próprio ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que nos disse que o Itaqui é um dos portos mais procurados do Brasil. Este reconhecimento é reflexo do esforço diário de nossa comunidade portuária e de todos os maranhenses que contribuíram para alçar o Porto do Itaqui a esse patamar de excelência.

E podemos comprovar com resultados concretos. Agora, em junho, estabelecemos um recorde histórico na movimentação de soja, quando chegamos a 2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Juntamente com outros portos do Arco Norte, pela primeira vez o volume de grãos que saiu da região superou o do Porto de Santos. Outro registro importante é em relação à movimentação de cargas. No primeiro semestre deste ano, crescemos 7% em relação a 2022, chegando a quase 17 milhões de toneladas. São números gigantes que ajudaram o Brasil a registrar o melhor 1º semestre da série histórica, em movimentação de cargas, contando os portos públicos e privados.

Mas, como bem diz o Gilberto Lins, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pelo Porto do Itaqui, nada disso seria possível se não fosse a competência da equipe que trabalha lá. O título de segundo melhor porto do país não é apenas uma conquista momentânea, mas sim um reflexo do progresso contínuo que tem sido alcançado por meio de investimentos estratégicos e da dedicação de nossos trabalhadores portuários, que desempenham um papel fundamental na construção de sua reputação sólida e de sua excelência operacional.

Como governador, reafirmo nosso compromisso em apoiar as iniciativas e ações do Porto do Itaqui em favor do desenvolvimento de nosso estado. Estamos empenhados em continuar investindo em infraestrutura, capacitação e modernização, garantindo que nosso porto mantenha sua trajetória ascendente de sucesso e seu papel vital no crescimento econômico e social do Maranhão, contribuindo para a ampliação de grandes negócios e, consequentemente, geração de empregos.

Temos um porto que é farol de referência portuária no Brasil e no mundo, enaltecendo nossa terra, orgulhando nossa gente e contribuindo para um futuro mais próspero para todas as cidadãs e cidadãos do Maranhão e do Brasil.

Parabéns, Maranhão!