Carlos Brandão assumiu o governo do Estado do Maranhão neste sábado (2). O novo governador tomou posse após a saída de Flávio Dino para concorrer ao Senado Federal nas eleições deste ano. A cerimônia oficial aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), seguida do rito de transmissão do cargo, no Palácio dos Leões.
No plenário lotado da Alema, Brandão fez o juramento previsto no cerimonial e foi oficialmente empossado pelo presidente da casa, deputado Othelino Neto.
Em seu discurso na Assembleia, Carlos Brandão reafirmou a importância de sua experiência para o exercício do cargo. “Essa é uma missão para a qual Deus me preparou. Fui quatro vezes secretário de Estado, fui por duas vezes deputado federal e depois o povo me deu o privilégio de estar ao lado do governador Flávio Dino, para fazer um Maranhão mais justo e solidário para todos. Eu não tenho dúvida de que todos os lugares por onde passei me prepararam para estar pronto para assumir o governo do Estado. Vamos fazer mais. Muito mais”, garantiu.
O presidente da Alema, deputado Othelino Neto, encerrou a cerimônia ressaltando o equilíbrio entre os poderes na condução do governo. “Esta assembleia está à disposição do poder executivo, assim como do judiciário. Isso faz parte da democracia. Por isso, desejo sucesso ao governador Carlos Brandão na condição desse processo importante de transformação pelo qual passa o nosso estado”.
Após a revista das tropas, o governador empossado se dirigiu ao Palácio dos Leões, onde recebeu a faixa do agora ex-governador Flávio Dino. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio, e contou com a presença de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e inúmeras outras lideranças de todo o estado, além do muitos maranhenses, que estiveram em frente ao Palácio para prestigiar o momento.
Ao realizar a entrega da faixa, Flávio Dino agradeceu às lideranças políticas presentes e à sua equipe, e reiterou sua confiança no novo governador para continuar as políticas sociais.
“Nos momentos de angústia e dúvida, lembre-se de um critério que nunca falha: sempre decida a favor dos mais frágeis, dos que menos têm, dos que mais precisam, dos mais pobres. E eu tenho certeza de que assim será porque Vossa Excelência sabe que essa faixa não tem essas cores por acaso. Essa faixa transmite a história do povo do Maranhão, e eu tenho certeza de que ela está em boas mãos”, frisou.
Por fim, o governador Carlos Brandão se dirigiu à sacada do Palácio dos Leões para saudar as pessoas que assistiam à cerimônia dos telões instalados do lado de fora, e encerrou a noite saudando todas as comitivas presentes no Palácio.