Projeto de expansão fortalece a industrialização de várias matérias-primas no Norte e Nordeste do país, além do fomento a outras cadeias e geração de empregos
O governador Carlos Brandão anunciou oficialmente a instalação de uma indústria do Grupo Inpasa para produção de etanol e proteína de cereais no Maranhão. O anúncio foi feito durante sua visita à indústria de Dourados, no Mato Grosso do Sul, na tarde deste sábado (30).
Também acompanharam a visita os secretários de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca; e da Fazenda, Marcellus Ribeiro; o presidente do Grupo Inpasa, José Lopes; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e sua comitiva; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho; e empresários do agronegócio. A Inpasa esteve representada pelo presidente, José Lopes; e o vice-presidente, Rafael Ranzolin, além da diretoria do grupo.
Brandão destacou o vultoso investimento que deverá gerar mais de dois mil empregos somente para a construção da indústria. “Serão investidos um total de R$ 2,5 bilhões no sul do Maranhão, com a geração de 2,5 mil novos empregos somente para a construção, e 1,5 mil depois da fábrica pronta. Essa é uma grande conquista para o agronegócio e para os trabalhadores maranhenses, e um grande passo na industrialização do nosso estado”, afirmou o governador.
A nova unidade, prevista para o município de Balsas, será a quinta instalada no Nordeste e um marco importante para o desenvolvimento industrial e sustentável na região. O Grupo Inpasa é reconhecido por sua atuação nos segmentos de biocombustíveis, proteína para nutrição animal e óleo vegetal provenientes do processamento de diversos cereais, além da energia elétrica.
A unidade está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de Etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.
O vice-presidente do Grupo Inpasa, Rafael Ranzolin, falou da expectativa da empresa com a unidade em Balsas. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão e a todo o estado do Maranhão pelo acolhimento à Inpasa. Conseguimos estruturar todo um trabalho para a gente realmente instalar uma indústria, um grande empreendimento que vai ser beneficiado pela logística consolidada que já existe no Maranhão. Uma grande parceria nossa com o governo e os produtores para gerar emprego e renda”, explicou Ranzolin.
A nova unidade da Inpasa contribuirá para a verticalização da produção, liquidez do setor e fomento a uma indústria limpa e sustentável. A previsão é de que a pedra fundamental seja lançada ainda em outubro.
Mais sobre a Inpasa
O Grupo Inpasa possui duas plantas no Paraguai, nas cidades de Nova Esperança e São Pedro, duas plantas em Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Nova Mutum, além de duas plantas em Mato Grosso do Sul, em Dourados e Sidrolândia, em fase de construção. Atualmente são processados 7,5 milhões de toneladas por ano de milho. Os dados apresentam o grupo como o maior transformador de amido em energias limpas e renováveis da América Latina.