fbpx

Carlos Orleans Brandão Júnior nasceu 2 de junho de 1958, em Colinas, Maranhão. Ainda jovem, foi professor de Inglês. Depois, formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Sua carreira política iniciou nos anos 90, quando foi assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura durante o governo de Edison Lobão; secretário adjunto do Meio Ambiente no governo de Ribamar Fiquene; chefe de gabinete do vice-governador José Reinaldo Tavares durante o primeiro mandato da governadora Roseana Sarney. Já na gestão de José Reinaldo, entre 2002 e 2006, ocupou os cargos de secretário de Estado de Articulação Política, secretário-chefe da Casa Civil e secretário-chefe do gabinete do governador.

Em 2006, foi eleito deputado federal, trabalhando em diversas comissões voltadas ao desenvolvimento social e econômico do estado. Exerceu o mandato entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2014, ano em que foi eleito vice-governador do Maranhão, ao lado do então governador Flávio Dino.

Reeleito em 2018, continuou a desempenhar um forte papel na administração estadual, assumindo a governadoria em diversas ocasiões durante o segundo mandato de Dino.

Em abril de 2022, assumiu definitivamente o cargo de governador do Maranhão. Sua gestão tem sido marcada pelo desenvolvimento sustentável, pela inovação tecnológica e pelo fortalecimento de políticas sociais que fomentam a geração de emprego e renda.

Carlos Brandão acredita que o desenvolvimento do Maranhão depende de trabalho colaborativo de todos os setores da sociedade. Sua missão é transformar o Maranhão em um estado mais justo e igualitário, onde os maranhenses possam ter oportunidade de crescimento e qualidade de vida, deixando um legado de progresso e inclusão para as futuras gerações.