O Carnaval do Maranhão ainda não acabou, e o que não falta por parte dos maranhenses é disposição para cair na folia. Por isso, o sábado (25), primeira noite do Lava-Pratos em Imperatriz foi um verdadeiro sucesso. Com muita segurança e organização, o público da cidade cantou, pulou e dançou ao som de grandes atrações maranhenses e nacionais. E, além de levar cultura e lazer para a população, a festa surge como mais uma oportunidade de geração de emprego e renda.
Com uma programação cheia de grandes atrações, a Avenida Bernardo Sayão, em Imperatriz, reuniu uma multidão para acompanhar o desfile dos trios elétricos. O 1º Lava-Pratos de Imperatriz é realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com apoio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul).
O governador Carlos Brandão está na cidade para acompanhar toda a programação. “A primeira noite de Lava-Pratos em Imperatriz foi muito bonita. Para isso, garantimos toda a estrutura de segurança e estrutura necessária para que as famílias possam se divertir com tranquilidade. Serão também dois dias de geração de emprego e renda para a população da cidade”, ressaltou.
Já o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, afirmou que o Lava-Pratos de Imperatriz repete a mesma fórmula do sucesso do Carnaval do Maranhão 2024.
“Fizemos o maior Carnaval da história do Maranhão e agora estamos trazendo para Imperatriz esse Lava-Pratos. É um grande investimento na cultura da região Tocantina, gerando muito emprego e muita renda, movimentando a economia da região. E a primeira noite já mostrou o sucesso da programação”, frisou.
Programação
A programação do sábado, 24, do 1º Lava-Pratos de Imperatriz teve início às 16h com apresentação de grupos e artistas locais. Quem abriu a festa foi o grupo PDR. Em seguida, se apresentaram Kevin Beats, Negrine e banda, Erick Andrade, Rodrigo Mendes, DJ Wagum e Magno Costa.
A partir das 22h, e com o público já no clima após as apresentações dos artistas maranhenses, começaram os shows nacionais. E a primeira a puxar o trio na Avenida Bernardo Sayão foi a cantora Márcia Felipe. Depois foi a vez de Claudia Leitte repetir em Imperatriz o arrastão da folia que realizou em São Luís no Carnaval do Maranhão 2024.
Animação do público
A programação garantiu pra valer a diversão do público. Para o vendedor Paulo Negreiros, o 1º Lava-Pratos já é um divisor de águas no Carnaval de Imperatriz. “Acho que o Carnaval de Imperatriz sempre teve essa essência que estamos vendo hoje. Com essa energia, todo mundo indo atrás do trio. Tudo com muito respeito. O Governo do Maranhão está de parabéns por essa festa”, comentou.
Quem também aprovou o Lava-Pratos foi a zeladora Fracilene de Sousa Santos. “Não se tem do que reclamar do 1º Lava-Pratos de Imperatriz. A organização é de primeira, segurança total e uma programação muito boa. Eu estou me divertindo muito”, contou.
A modelo Thaires Lima também caiu na folia. “Eu estou realmente encantada com tudo que vi aqui. Eu cheguei cedinho para acompanhar toda a programação e nunca tinha visto uma festa como essa em Imperatriz, com toda essa estrutura e organização”, destacou.
Organização
E os elogios do público não são por acaso. O Governo do Maranhão montou uma megaestrutura de palco, som, iluminação e trios elétricos para garantir que o 1º Lava-Pratos de Imperatriz fosse uma grande festa.
Outra novidade testada durante o Carnaval em São Luís e replicada no Lava-Pratos em Imperatriz foram os camarotes instalados com apoio da iniciativa privada. O projeto é liderado pela Maranhão Parcerias, que prorrogou a permissão para concessão de áreas comerciais temporárias em grandes eventos, beneficiando a festa em Imperatriz.
No Lava-Pratos de Imperatriz são duas áreas: o Camarote ITZ e o Camarote Imperial. As empresas são responsáveis por todas as despesas.
Segurança e Saúde
A festa contou com um esquema especial de segurança, por meio da ação conjunta da Polícia Militar (PMMA), Polícia Civil (PCMA), Centro Tático Aéreo (CTA), Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Durante os dois dias de evento, 150 policiais militares atuarão de forma preventiva e repressiva no circuito.
O atendimento emergencial de saúde durante a folia também está garantido. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou um Posto de Atendimento Médico no circuito do 1º Lava-Pratos de Imperatriz.
O posto conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de higienização, que atuarão na unidade em regime de plantão.
Economia e Turismo
O 1º Lava-Pratos de Imperatriz está movimentando a economia e o turismo da região Tocantina. A festa é uma oportunidade para pequenos empreendedores, como Rafaela Dávila Almeida, beneficiária do programa Minha Renda, do Governo do Maranhão. “Eu trouxe caldo de carne e de frango para vender no circuito para que as pessoas possam recuperar a energia para curtir a festa até o fim. Com isso, eu faturo uma renda extra para sustentar meus três filhos”, contou.
Aliete Gomes foi outra beneficiária do programa Minha Renda que aproveitou a festa para faturar. “A gente espera que esse Lava-Pratos entre para o calendário de Imperatriz porque é um momento importante para a gente que trabalha com a venda de lanches e bebidas fazer um dinheiro a mais”, comentou.
1º Lava-Pratos
O 1º Lava-Pratos de Imperatriz segue com programação neste domingo (25). A ideia é repetir o sucesso proporcional ao registrado no Carnaval do Maranhão 2024, que, somente na Grande Ilha de São Luís, gerou movimentação financeira estimada em R$ 313 milhões.