Carlos Brandão
Governador do Maranhão
Na última sexta-feira (8), nossa capital completou mais um ano de uma rica história, cheia de encantos e magia. Construída por um povo que recebe como ninguém e que valoriza o patrimônio que possui. Homenagear a cidade que me acolheu de forma tão calorosa é minha maneira – simples – de retribuir tudo que São Luís me proporcionou e continua proporcionando.
Cheguei e morei, inicialmente, na Rua do Passeio, no Centro. Depois, vivi a maior parte da minha juventude no bairro do João Paulo, onde até hoje guardo bons amigos. Lembro com saudade do tempo em que corria pelos corredores do Colégio Batista, pelo qual defendi sua bandeira nas quadras de basquete (dizem que eu jogava bem rsrsrs). Meu carinho pela Ilha do Amor é incondicional. Terra de poetas e de uma gente que vive, de forma intensa, os 411 anos de uma cidade que tem uma disposição gigante de continuar construindo, a cada dia, uma história ainda mais bonita.
Agora, como governador, sei que posso ajudar nossa capital mais intensamente. Por isso, só neste mês, nosso governo está investindo cerca de R$ 160 milhões em obras e serviços nas mais diversas áreas. E até o fim do ano serão, aproximadamente, R$ 340 milhões para um total de 213 obras ou ações. Entre elas estão a finalização da reforma do ginásio Castelinho, a entrega da quarta etapa do Hospital da Ilha, várias reformas e construções na Educação, e muito mais. É nossa obrigação. Afinal, São Luís é um verdadeiro tesouro, não apenas para o Maranhão, mas para todo o Brasil e o mundo. Seu Centro Histórico – também de grande valor cultural -, é um testemunho vivo dos tempos passados. Suas ruas estreitas e casas coloridas com azulejos portugueses preservam o encanto da época colonial. O conjunto arquitetônico é tão impressionante que foi reconhecido pela Unesco, em 1997, como Patrimônio Mundial, tornando-se um orgulho não apenas para os maranhenses, mas para todos os brasileiros. Fundada por franceses no início do século XVII e posteriormente retomada pelos portugueses, a cidade carrega um passado marcado por lutas, disputas e influências culturais. Aliás, sua diversidade cultural, sua conexão especial com a natureza e sua gastronomia, são outros grandes tesouros.
No entanto, para mim, a maior riqueza de nossa ilha é sua gente. São Luís não seria a cidade que é sem o ludovicense, a verdadeira essência da cidade, que celebra as tradições culturais, respeita seus antepassados e caminha a passos largos para um futuro ainda mais cheio de conquistas.
Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de viver aqui. Faço questão de expressar minha sincera gratidão por tudo que recebi desde o primeiro momento em que coloquei os pés nessa ilha, que é muito mais do que uma cidade; é uma experiência repleta de generosidade.
Meu desejo é que, nos próximos anos, nossa capital continue a brilhar como uma referência de cultura, história e beleza natural para o Maranhão e para o mundo.
Sigamos juntos, sempre!
Obrigado, São Luís!