A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) marca presença na 21ª edição da Agrobalsas, maior evento do setor agropecuário do Maranhão. O governador Carlos Brandão, em visita ao estande da Fundação, reconheceu a importância estratégica da instituição para o avanço da ciência e do agronegócio maranhense.
“A Fapema é o orgulho do Maranhão. É um dos órgãos que mais investe em ciência no Brasil, sempre destacando os investimentos e estimulando a ciência e a pesquisa em todas as áreas no nosso estado. Parabéns pelo excelente trabalho”, enfatizou Brandão, a respeito do empenho da instituição na construção de soluções sustentáveis para os desafios regionais.
O estande da Fapema na AgroBalsas apresenta uma agenda voltada ao incentivo e apoio à pesquisa, à inovação e incentivos ao setor tecnológico regional. A Feira começou segunda (12) e se estenderá até sexta-feira (16) no Pavilhão 1 – Armazém do Empreendedor, Fazenda Sol Nascente, em Balsas.
A Fapema também se destaca no apoio à pesquisa científica e tecnológica na região de Balsas, com ênfase para projetos voltados ao desenvolvimento de negócios locais. Entre as iniciativas apoiadas, sobressaem-se aquelas que impulsionam o agronegócio – setor de grande relevância econômica para a região – por meio de estudos sobre produtividade agrícola, uso sustentável do solo, biotecnologia aplicada à lavoura e inovação em cadeias produtivas.
A instituição tem promovido editais que incentivam a conexão entre universidades, institutos de pesquisa e o setor empresarial, estimulando a criação de soluções tecnológicas para desafios locais e incentivando o empreendedorismo inovador. Nos últimos três anos, a fundação destinou aproximadamente R$ 1,4 milhão para apoio a mais de 70 projetos de pesquisas, voltados à região de Balsas. Esse legado também será destaque no estande da fundação, na Agrobalsas.
“A Agrobalsas é a maior vitrine do agronegócio do Maranhão e a Fapema participa para apresentar editais, publicações, pesquisas e investimentos, promovendo a troca de conhecimento, de tecnologia e inovação. Além disso, vamos contribuir com as discussões sobre os temas relevantes para a região e para o estado. Uma atuação que seguimos, em consonância com a política do governador Carlos Brandão, de avançarmos no agronegócio local e construir pontes entre ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, declarou o diretor administrativo e financeiro da Fapema, Arnodson Campelo.
Já na abertura do evento, a Fundação apresentou o projeto ‘Inovação tecnológica em processo produtivo para escalonamento sustentável na produção de biofungicida microbianos’, desenvolvido pela empresa Orgânica F. Barro e contemplado pelo edital Tecnova-MA. O projeto, coordenado pelo empresário Fábio Barro, mostra como tecnologias sustentáveis estão sendo incorporadas à agricultura local, com impacto direto na produtividade e na preservação ambiental.
Nesta terça-feira (13), a programação incluiu apresentação do projeto sobre os impactos do milho Bt na lagarta-do-cartucho, coordenado pela professora Solange Maria de França (Uema/Balsas), com a participação de bolsistas da fundação, e a palestra ‘A importância da inspeção sanitária animal e suas perspectivas futuras para o Maranhão”, conduzida pelo médico veterinário e diretor administrativo e financeiro da Fapema, Arnodson Campelo, abordando temas relevantes para o agronegócio e a saúde pública.
Espaço da ciência e inovação
Ao longo da semana, a Fundação promoverá exposições de livros apoiados por seus programas, sorteios, e exibição de vídeos com cases de sucesso, conectando a população e os participantes do evento às experiências práticas de pesquisa aplicada no Maranhão.
Na quarta-feira (14), às 17h, dois projetos ganham destaque: o biofungicida da Orgânica F. Barro será reapresentado, ao lado do projeto ‘Reforçando a segurança em áreas portuárias: utilizando vídeo monitoramento para proteção de pessoas’, sob coordenação de Jefferson Fontinele, que investiga o uso de tecnologia em prol da segurança em zonas estratégicas do estado.
Seguem as exposições e sorteios de livros, bem como os vídeos de projetos de sucesso apoiados pela Fapema, na quinta (15) e sexta-feira (16). Na sexta, às 17h, o projeto sobre segurança em áreas portuárias será reapresentado.
Postagens relacionadas:



