Carlos Brandão

Governador do Maranhão

Em 35 anos de vida pública, muitas foram as lições aprendidas. Uma das principais é que um gestor deve buscar sempre trabalhar com iniciativa, diálogo, planejamento, unidade e parceria.

Talvez estes sejam alguns dos motivos pelos quais o Maranhão viva um tempo de desenvolvimento, de avanços concretos que impactam diretamente a vida das pessoas. Temos certeza de que continuamos dando passos gigantescos nessa direção.

Em Balsas, Sul do Maranhão, por exemplo, acompanhamos de perto a chegada de um dos maiores investimentos da história do nosso estado: a unidade da Inpasa Brasil, a maior fábrica de etanol à base de milho da América Latina.

Um empreendimento que movimenta R$ 2,5 bilhões, gera 2.500 empregos diretos e indiretos e fortalece a nossa economia com a compra de um milhão de toneladas de milho por ano dos produtores locais.

Mais do que números, essa iniciativa representa oportunidades reais para as famílias maranhenses. E não paramos por aí!

Estamos trabalhando para melhorar as condições de trafegabilidade na região. Iniciamos a colheita da safra 2024/2025 de soja, ao mesmo tempo em que já fizemos a entrega de 7 km de pavimentação asfáltica na Ladeira do Pisa no Freio, em Tasso Fragoso.

Além disso, assinamos a ordem de serviço para implantação de 31 km de asfalto na Rodovia Transpenitente – estrada de acesso à Serra do Penitente -, onde são cultivados mais de 200 mil hectares de soja, milho e algodão.

Outra ação importante foi a assinatura do decreto que regulamenta a venda direta de etanol hidratado das agroindústrias para os postos de combustíveis, simplificando a cadeia de distribuição e possibilitando a redução do preço final ao consumidor.

Um modelo opcional, que complementa o sistema atual e oferece mais flexibilidade para que os produtores escolham a melhor forma de comercialização. Queremos reduzir custos logísticos e dar mais competitividade ao setor. A venda direta de etanol já está prevista na legislação federal por meio da Lei nº 14.292/2022, e agora se torna uma realidade no Maranhão.

Mas desenvolvimento significa, sobretudo, cuidar das pessoas. Por isso, estamos realizando a maior expansão da rede de hemodiálise da história do Maranhão.

Hoje, muitos pacientes enfrentam uma realidade cruel, viajando longas distâncias para realizar seu tratamento. Isso está mudando. Em dois anos, dobramos o número de máquinas ofertadas, levando o atendimento a 17 das 19 regiões de saúde do estado.

Agora, estamos abrindo nove novos centros de hemodiálise em Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Santa Inês, Lago da Pedra, Colinas, Timon e Barra do Corda, além dos serviços anexos ao Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, em Viana, e ao Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá.

Com esta expansão, vamos atender o dobro de pacientes e oferecer um tratamento ainda mais digno e acessível a quem precisa. Mais dignidade a quem já enfrenta tão dura batalha!

Por meio do trabalho sério, do planejamento e, principalmente, com muita responsabilidade, estamos transformando o Maranhão.

Nosso governo cuida das pessoas, cria oportunidades, investe em infraestrutura e fortalece os setores produtivos. Seguimos firmes, com um só objetivo: garantir dignidade, desenvolvimento e um Maranhão cada vez melhor para todos.