O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), está passando por obras de revitalização que vão garantir mais segurança nas operações aeroviárias e melhorar o atendimento prestado a quem embarca e desembarca na capital maranhense. Nesta terça-feira (5), foi realizada uma vistoria nas obras. O governador Carlos Brandão acompanhou os trabalhos e destacou a importância das intervenções para fortalecer o turismo no estado.

As obras estão sendo executadas pela empresa CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto de São Luís. Com investimentos de R$ 117 milhões, as obras foram iniciadas em setembro de 2023, gerando 180 empregos direitos durante a duração dos serviços.

Participaram da vistoria, a equipe técnica da CCR Aeroportos, incluindo Marcelo Angelim, gerente do aeroporto; e Paulo Lyra, coordenador de engenharia. Os secretários de Estado do Turismo, Socorro Araújo; e de Infraestrutura, Aparício Bandeira, acompanharam o governador Carlos Brandão.

Durante a vistoria, Brandão informou que o investimento feito pela CCR Aeroportos atende a uma demanda do Governo do Maranhão para modernização do terminal aeroviário e que fortalecem as políticas do Governo do Estado para fortalecimento do turismo maranhense.

“O número de passageiros no aeroporto de São Luís tem crescido, principalmente no Carnaval e no São João. No Carnaval deste ano, o aumento no total de voos foi de 30%. Então, precisamos nos preparar para essa expansão do turismo no Maranhão. Também temos atraído novas empresas para se instalem no nosso estado, gerando empregos. Com isso o turismo de negócios também cresce. E nessa vistoria pudemos ver o avanço das obras e todas as melhorias que estão sendo realizadas no aeroporto”, disse o governador Carlos Brandão.

Parceira do Governo do Maranhão, a CCR está comprometida com o aprimoramento das instalações, criação de uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico da capital maranhense, oferta de uma melhor experiência de viagem aos passageiros e o impulsionamento dos polos turísticos maranhenses.

Paulo Lyra, coordenador de engenharia da CCR, ressaltou os avanços já feitos desde o início das obras em setembro do ano passado. “Apresentamos ao governador Carlos Brandão o que já está finalizado, o que já está em andamento e as próximas etapas das obras. Já avançamos na drenagem e balizamento das pistas de pouso e decolagem e estamos com os trabalhos a pleno vapor na ampliação das salas de embarque e outras intervenções que vão deixar o aeroporto mais confortável para os passageiros”, informou.

Importância das obras

A intervenção visa aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.

A importância desta reforma se deve também pelo fato de o Maranhão desempenhar um papel relevante na conectividade aérea do país, servindo como um elo entre as regiões Nordeste e Norte na nossa rede de transporte aéreo nacional.

As intervenções serão totalmente finalizadas em novembro deste ano, incluindo as obras civis e os trâmites de homologação das intervenções junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que fiscaliza os serviços. O Governo do Maranhão, por meio dos órgãos competentes, também tem acompanhado o avanço dos trabalhos.

Intervenções

O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado conta com duas pistas que têm capacidade para operar aeronaves de classe Delta, que tem capacidade de cruzar o Oceano Atlântico em viagens internacionais. Por isso, entre as intervenções já concluídas estão o novo sistema de drenagem, balizamento, sinalização e taxiamento das pistas bem como do pátio de aeronaves.

Entre as obras em execução, está a construção de duas novas salas de embarque. Hoje, o aeroporto de São Luís conta com apenas uma sala com 750 metros quadrados onde são operadas as três pontes usadas pelos passageiros para acesso às aeronaves. Após a reforma, o aeroporto terá três salas de embarque com 750 metros quadrados. Assim a capacidade operacional será triplicada.

As duas novas salas funcionarão e uma nova área de 1.500 metros quadrados para onde serão transferidas duas das três pontes de embarque. Com as novas salas será possível operar de forma simultânea embarques e desembarques domésticos e internacionais.

Também estão sendo modernizados os sistemas de ar-condicionado, combate a incêndio, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias entre outras intervenções. Com a ampliação das áreas de embarque e desembarque o aeroporto também ganhará novas áreas comerciais que poderão ser ocupadas por restaurantes, lanchonetes e outros prestadores de serviços.

Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos tem se empenhado para minimizar os transtornos aos passageiros e manterá uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos. As obras estão sendo feitas sem causar qualquer prejuízo nas operações de embarque e desembarque, que seguem sendo realizadas dentro dos horários previstos.