O governador Carlos Brandão demonstrou seu compromisso com a cultura, tradições e fé do povo maranhense ao participar de dois eventos significativos, neste domingo (15). O primeiro deles foi a abertura da 54ª Festa da Juçara, realizada no Parque da Juçara Rosa Mochel, no Maracanã, zona rural de São Luís. Em seguida, marcou presença no encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac, que uniu as pessoas em torno da fé e da devoção, em um ambiente de comunhão e espiritualidade.

A Festa da Juçara, que ocorre até o dia 5 de novembro, é uma celebração que fortalece a cultura e as raízes da região, além de proporcionar entretenimento e oportunidades de trabalho. Carlos Brandão expressou seu entusiasmo em fazer parte da festa.

“Para mim, é uma satisfação muito grande retornar à Festa da Juçara, nesta que é a 54ª edição. Todos os anos, eu participo para prestigiar, porque entendo que aqui se fortalece a cultura, as nossas tradições. Ao mesmo tempo, é uma forma de dar entretenimento às pessoas e oportunidade de trabalho. Esta também é uma maneira de aproximar a população das nossas raízes”, frisou o governador.

Como forma de fortalecer ainda mais o evento, o governo do Maranhão realizou intervenções na infraestrutura do Parque da Juçara, o que incluiu a construção de cinco parquinhos para as crianças. O governador também destacou a possibilidade de inclusão da Festa da Juçara em um roteiro turístico ao longo do ano, atraindo visitantes locais e turistas.

“Aqui, também, tem os palcos com apresentações culturais e estamos pensando, inclusive, em colocar a Festa da Juçara como roteiro turístico, com o parque funcionando, de fato, o ano inteiro. Desta forma, poderemos amparar e receber os turistas, além dos ludovicenses que gostam dessa festa”, acrescentou Carlos Brandão.

Mayara da Juçara, que é uma das organizadoras do evento, expressou sua gratidão pelo apoio do Governo do Maranhão. “É uma grande honra e satisfação estarmos aqui mais um ano fazendo a Festa da Juçara com muito esforço e trabalho. Uma festa de geração de emprego e renda, da preservação da cultura do Maranhão, do meio ambiente e dos nossos juçarais. A cadeira produtiva da juçara é muito grande, então, a comunidade do Maracanã tem honra em ser palco dessa festa. A gente só tem a agradecer por todo o incentivo do governador, que é um grande entusiasta do parque e da festa”, afirmou.

Outra voz do evento, Dona Cotinha, uma das primeiras organizadoras da festa, compartilhou sua alegria por ver a celebração crescer a cada ano.

“Esta festa tem 54 anos, e eu estive em todas, estou desde a primeira. Eu me sinto muito satisfeita e muito alegre em conviver e ver a festa como ela está hoje. A cada ano que passa, ela melhora ainda mais”, comemorou Dona Cotinha”.

O pedreiro Josué de Jesus da Silva destaca que o fato de ser muito bem recebido é algo que sempre o incentiva a voltar à festa. “Desde que eu me entendo por gente, eu venho à Festa da Juçara. E todas as vezes que venho, é legal porque a gente sempre é recebido com carinho, é sempre assim”, ressaltou o trabalhador.

A advogada Poliana Silva já nota as melhorias na infraestrutura do Parque da Juçara, além do aumento na segurança, o que torna o espaço mais agradável às famílias. “Todos os anos eu venho prestigiar. Este ano está bem organizado, e ano passado também esteve. Agora, o parque está bem maior, a gente percebe que a infraestrutura está muito boa, segurança desde a entrada, a juçara está uma delícia. Então, venham, porque está valendo a pena”, disse a causídica.

Salete Ferreira, que é assistente social, visitou o Parque da Juçara pela primeira vez e avaliou positivamente a festa. “É a primeira vez que venho à Festa da Juçara e estou achando muito agradável. Vim com a família para saborear essa Juçara maravilhosa e aproveitar todo esse clima. Está sendo muito legal”, pontuou.

Círio de Nazaré do Cohatrac

Além da Festa da Juçara, o governador participou do encerramento do Círio de Nazaré do Cohatrac. Durante a celebração, Brandão destacou a importância do evento para encontrar e abraçar a população, além de pedir orações para orientar seu governo.

“Muito feliz em participar do Círio de Nazaré aqui do Cohatrac. Nós sempre estivemos presentes, o Governo do Estado sempre ajudou, patrocinou. É um momento para encontrarmos com a população, abraçar, pedir orações para iluminar o nosso governo. Eu vim aqui para renovar minha fé, para pedir que Deus olhe e me ilumine para tomada de decisões certas, afinal, sou governador de quase 7 milhões de pessoas”, enfatizou o governador maranhense.

A presença de diversas pessoas de diferentes idades demonstrou a força da fé e da tradição do evento. Janilde Buaz, dona de casa, descreveu sua sensação como inexplicável e destacou o papel do Círio de Nazaré em fortalecer a fé das pessoas.

“Hoje, tenho uma sensação inexplicável, porque é um momento em que aumenta a fé da gente. Então, é muito bom, muito gratificante”, afirmou.

Jeisa Fernanda, atendente de farmácia, ressaltou que acompanhar o Círio de Nazaré é uma tradição de família que traz sensação de beleza e devoção. “Acompanhar o Círio de Nazaré é algo que vem de família. Meus pais e meus avós sempre acompanharam. Este ano, está tudo muito lindo”, contou a atendente.