Carlos Brandão
Governador do Maranhão
O Maranhão respira cultura. Por todos os cantos, nossa gente exalta aquele que é o São João com a maior diversidade cultural do mundo. E, isso, não há quem conteste. O brasileiro reconhece e vem ao nosso estado sentir de perto o calor de nossas zabumbas, ouvir o som de nossas matracas e conhecer a energia dos brincantes, a história e a criatividade de nossas atrações. Tanto que as companhias aéreas devem disponibilizar, entre junho e julho, cerca de trezentos voos a mais para nossa capital.
Há poucos dias, uma amiga da família, vinda de Brasília, confessou ter se emocionado ao ser recebida, no saguão do aeroporto de São Luís, por uma pequena apresentação de um grupo de Bumba Meu Boi, em uma ação de acolhimento que estamos promovendo. Se disse ainda mais encantada com a beleza dos movimentos da brincadeira, totalmente nova para ela.
O folclore maranhense tem sido tratado com muito respeito e compartilhado com o mundo. Em todo o estado, a promoção de nosso São João tem gerado números muito animadores. Só em nossa capital, a ocupação dos hotéis tem superado todas as expectativas, chegando próximo de 100%. O artesanato maranhense também tem chamado a atenção, registrando um aumento de vendas de mais de 100% nesse período. Investimos R$ 44 milhões no maior São João do mundo. E, pelo que estamos vivenciando, temos certeza de que bateremos a meta que havíamos previsto. Certamente teremos um impacto econômico bem acima dos R$ 180 milhões. Valorização de nossa cultura unida à geração de emprego e renda.
Agora – e parece que foi ontem -, deixamos junho para trás celebrando, no último dia do mês, uma de nossas manifestações culturais mais simbólicas: o Bumba Meu Boi. Com as bênçãos de Santo Antônio, a brincadeira celebra São João Batista e segue o seu curso louvando também a São Pedro, em sua capela, com um grande encontro de batalhões pesados. Por fim, ocupam as avenidas do João Paulo, para reverenciar São Marçal. Por ser de uma singularidade sem igual, quando era deputado federal, consegui a aprovação da lei que criou o Dia Nacional do Bumba Meu Boi: 30 de junho. Reconhecimento mais que merecido. Conquista de uma manifestação folclórica que se torna protagonista, encantando a todos com sua magia e beleza, muito bem representada pela festa que é feita para São Marçal nas avenidas do João Paulo. Maranhense, sertanejo raiz, conheci esse encantamento quando cheguei em São Luís e morei no bairro. Os ritmos, que variam ao som de toadas que contam a história do boi e emocionam quem assiste, criam uma atmosfera única e contagiante. Difícil alguém não se render à tradição dessa sinfonia de cores, movimentos e sons, que se unem em um verdadeiro mar de sorrisos e entusiasmo.
Nosso São João está dando o seu recado, com muita paz e harmonia. Enche as ruas e os corações de alegria, unindo tradição, música, dança e gastronomia. Tudo isso fazendo a nossa economia girar, movimentando cerca de cinquenta setores diferentes. Mostra ao mundo que a cultura maranhense está cada vez mais viva e resistente.
A todas e todos que fazem nossas manifestações culturais tão fortes: meu respeito e admiração!